A Câmara Municipal de Baião conseguiu obter o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), para uma dezena de serviços municipais.
Este foi um trabalho desenvolvido durante o atual mandato autárquico. A certificação é acompanhada por entidades independentes, que após verificarem o cumprimento de todos os requisitos da norma ISO 9001:2015 pelos serviços, emitem o Certificado de Conformidade que legitima a qualidade destes.
Este é um método que auxilia as instituições na otimização de procedimentos, possibilitando uma maior agilidade administrativa e melhorando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
“A Câmara Municipal de Baião aposta na melhoria contínua dos seus serviços visando a satisfação das necessidades dos seus Munícipes. Este Certificado é resultado de um processo de melhoria da qualidade do serviço prestado, através da modernização dos serviços públicos e da gestão pela qualidade, privilegiando a relação com o munícipe e uma comunicação eficaz, responsável e transparente”, refere Anabela Cardoso, vereadora com o pelouro da Sociedade de Informação, que tem a Modernização Administrativa.
A mesma responsável acrescenta: “Ainda não chegamos ao ponto onde queremos estar, porque agora importa manter um nível elevado de qualidade no serviço e alargar a certificação a outros setores da autarquia”.
Como exemplo de áreas onde se pretendem obter melhorias na gestão, estão a organização interna dos seus serviços, o aperfeiçoamento de procedimentos, a diminuição de prazos de resposta e a prestação de informação aos munícipes com transparência.
SERVIÇOS ABRANGIDOS
Nesta fase foram abrangidos com a certificação de qualidade os serviços de Atendimento ao Munícipe, Licenças Administrativas, Ação Social, Educação, Cultura, Turismo, Licenciamento da Urbanização e Edificação, Ação de Desenvolvimento Económico, Gestão de Empreitadas de Obras Municipais e Gestão de Resíduos Sólidos.