Autarquia e operadores privados debateram desafios do setor do turismo

A Câmara Municipal de Baião promoveu no dia 13 de abril uma reunião no Auditório Municipal com os responsáveis por empresas de turismo do concelho (empreendimentos turísticos, alojamento local e animação turística).

Participaram na reunião mais de 20 agentes turísticos do concelho, tendo-se ainda juntado representantes da cooperativa de Desenvolvimento Dolmen, da Associação de Municípios do Baixo Tâmega e da Associação Empresarial de Baião.

Os principais objetivos foram dialogar sobre a situação que se vive com a pandemia COVID-19, sobre o projeto de certificação de Baião como destino de turismo sustentável e abordar alguns dos apoios públicos ao dispor dos agentes turísticos.

AGENTES TURÍSTICOS DESEMPENHAM PAPEL FUNDAMENTAL

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, enalteceu o papel fundamental das entidades de hotelaria, restauração e animação turística. “São empresas que promovem a hospitalidade do nosso concelho, o bem receber dos baionenses e que valorizam muito o património natural e cultural que Baião possui”, referiu. O autarca notou que o setor do turismo é um dos mais dinâmicos no tecido económico baionense e que reuniões entre a autarquia e os agentes privados são muito importantes para encarar de forma comum os desafios que são colocados.

A vereadora do turismo, Anabela Cardoso, referiu que muitos investimentos da autarquia têm também como objetivo aumentar a oferta turística e cultural do concelho. A recuperação do Mosteiro de Santo André de Ancede, a nova Biblioteca Municipal, os passeios pedonais da Pala ou a renovação do Auditório Municipal inserem-se nesta estratégia. “Ao valorizarmos as nossas infraestruturas estamos, também, a criar pontos de interesse e de visitação e assim a contribuir para que haja mais oferta em Baião e as pessoas queiram permanecer mais tempo no nosso território”, notou Anabela Cardoso.

O vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, referiu que “a Câmara está a trabalhar de forma árdua para ultrapassar situações difíceis que algumas empresas estão a passar, estando em preparação vários apoios e novas medidas”. José Lima pediu aos empreendedores para trabalharem todos no mesmo sentido “porque todos juntos somos mais fortes”, concluiu.

BAIÃO COMO DESTINO DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Através da internet participou na reunião Daniel Frey, da organização Earth Check, que apresentou as vantagens da certificação de Baião como destino ambientalmente sustentável. Para Daniel Frey “o turismo no concelho de Baião tem de se afirmar como um eixo de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental de todo o território, posicionando Baião como um destino turístico competitivo e sustentável, mas para que isso aconteça é necessário que toda a comunidade esteja envolvida”, referiu.

APOIOS PARA AGENTES TURÍSTICOS

Outro interveniente na reunião foi o representante da Porto e Norte – Entidade Regional de Turismo, Paulo Carrança, que deu a conhecer as linhas de apoio financeiro existentes, criadas para o momento que o país atravessa. Estas têm como objetivo fazer face à vulnerabilidade económica causada pela paragem de atividade em função da COVID-19.