Entrou em funcionamento no dia 5 de maio o novo centro de vacinação de Baião no Pavilhão Multiusos.
Este espaço foi montado e preparado pela Câmara Municipal de Baião, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega (ACES), com a Autoridade de Saúde de Baião e com a Coordenação Municipal de Proteção Civil, porque se iniciou numa fase mais intensa de vacinação contra a COVID-19.
Prevê-se que neste novo centro de vacinação sejam administradas até 2500 vacinas por semana.
Existem 4 postos de vacinação, um posto de observação médica e um espaço de preparação das vacinas.
Possui um espaço de receção, uma área para os utentes aguardarem, uma zona de recobro pós-vacinação e ainda um espaço para os acompanhantes.
O centro de vacinação funciona entre as 8h00 e as 20h00.
BOA COOPERAÇÃO ENTRE A AUTARQUIA E AS ENTIDADES DA ÁREA DA SAÚDE
Estiveram presentes na inauguração do centro de vacinação, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I (ACES-Tâmega I), Teresa Moreno.
Também marcaram presença o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Ação Social José Pinho Silva, a delegada de saúde de Baião, Gabriela Saldanha, o coordenador da Proteção Civil Municipal, José Manuel Ribeiro e as vogais do ACES, Lúcia Carvalho e Carla Gonçalo.
Nessa ocasião o autarca baionense Paulo Pereira referiu: “Fizemos tudo para garantir uma resposta de qualidade. Numa primeira fase montamos uma estrutura junto ao Centro de Saúde e agora estamos aqui a inaugurar outras instalações, em função do aumento das vacinas disponibilizadas. O objetivo é chegar o mais rápido possível a toda a população de acordo com as orientações das entidades de saúde. Queremos que a nossa população esteja vacinada dentro de um espaço relativamente curto de tempo para estarmos melhor preparados para enfrentar o que resta da pandemia”.
Por seu lado, a Diretora do ACES, Teresa Moreno, afirmou: “Antes de mais quero agradecer à Câmara Municipal de Baião, na pessoa do seu presidente, a excelente colaboração que nos têm dado neste contexto particularmente delicado. Vamos iniciar um processo de vacinação em massa e para isso temos de ter condições de higiene e segurança, com a população condignamente instalada, nomeadamente no período pós-vacinal que requer sempre algum cuidado. Temos uma equipa multidisciplinar preparada para agirem eventualmente numa situação de um choque anafilático ou outra situação que possa surgir e esta colaboração da Câmara Municipal foi essencial para que tudo estivesse acautelado. Não posso também deixar de referir que as condições são fantásticas, mesmo a nível nacional, a forma como está organizado, o espaço, a organização e o critério na marcação e chamada das pessoas”.