Baião recebe projeto piloto de “transporte a pedido”

Já está a funcionar, em Baião, o projeto piloto na área do transporte público a pedido.

Trata-se de um serviço complementar à rede regular de transporte público rodoviário e que assenta no serviço de táxis para garantir o funcionamento de rotas de transporte definidas para os principais serviços públicos, incluindo centro de saúde, repartição de finanças, entre outros.

O serviço é prestado em Baião em 6 rotas diferentes.

A diferença para o serviço normal de táxis é que a tarifa é mais barata.

Por exemplo: uma viagem de Paredes de Baixo (Gôve) para a sede de concelho custa 2,40 euros. Uma viagem de Furacasas (Gestaçô) para a sede de concelho custa 3,60 euros. Uma deslocação de Outoreça (Ovil) para a sede de concelho custa 1,80 euros.

Este é um projeto elaborado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, e que contou com participação ativa da Câmara Municipal de Baião.

 

COMO FUNCIONA

Este serviço tem como principal objetivo melhorar as condições de mobilidade da população da região.

O serviço de transporte a pedido tem circuitos, paragens e horários pré-definidos. No entanto, distingue-se do transporte regular por só circular quando o serviço é previamente solicitado pelo passageiro através de uma central de reservas.

Os percursos só serão realizados se, antecipadamente, o serviço tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva.

 

RESERVA POR TELEFONE

Os interessados em usufruir deste serviço têm de reservar a viagem através do telefone 255718348.

A reserva terá de acontecer até às 15h00 do dia útil anterior ao da viagem.

Os circuitos, as paragens, os horários e os tarifários deste serviço estão disponíveis no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

O serviço de transporte público a pedido da CIM do Tâmega e Sousa insere-se na operação “Transporte Público a Pedido (Apoio na implementação de um Sistema de Transportes Adaptado à Procura para Territórios de Baixa Densidade na CIM-TS)”, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Rotas do transporte a pedido no concelho de Baião

1.Geguintes – Minhães – Ingilde – Almofrela – Baião

2.Casal (Lordelo) – Cimo de Vila – Picões (Boavista) – Baião

3.Venda – Graça – São Domingos – Santa Marinha do Zêzere – Urgueira – Paçô – Pazide – Baião

4.Outeiro – Vale de São Tomé – Mirão – Eiras – Paredes de Cima – Paredes de Baixo – Pousada – Louredo – Baião

5.Telões – Aldeia – Outoreça – Baião

6.Mafómedes – Furacasas – Avezudes – Bruzende – Baião