Alunos do 3º ano de Baião apresentaram jogos educativos que criaram ao longo do ano

O Dia Internacional do Brincar, 28 de maio, serviu em Baião para 114 alunos do 3º ano, dos três Agrupamentos de Escolas, darem a conhecer o trabalho realizado ao longo do ano no âmbito do Programa Empreendedorismo e Cidadania de Baião.

Esta iniciativa foi promovida pelo setor da Educação da Câmara Municipal de Baião e pelos Agrupamentos de Escolas, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Os alunos criaram jogos didáticos de tabuleiro, numa perspetiva de que brincando também se aprende. Nesses jogos eram abordados temas como a cultura e as tradições de Baião, os animais ou as plantas.

É IMPORTANTE BRINCAR

Este programa foi realizado durante este ano e culminou no dia 28 de maio, em que esteve presente a mascote, o Gaspar. Nesse momento os alunos e professores apresentam o trabalho desenvolvido.

Estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, responsável pelo pelouro da Educação José Pinho Silva, responsáveis diretivos dos três agrupamentos de escolas e os professores das turmas envolvidas.

José Pinho Silva agradeceu “o empenho dos professores e dos técnicos do programa de combate ao insucesso escolar, a quem se deve esta iniciativa” e acrescentou que “todos juntos têm feito um bom trabalho para que os alunos aprendam e brinquem, pois também é muito importante brincar”.

OBJETIVOS DO PROJETO

Este programa educativo teve como principal objetivo desenvolver o espírito de iniciativa e de liderança, a interajuda e o trabalho em equipa, a invenção e a criatividade, o espírito empreendedor e as competências para o séc. XXI.

Através de um tabuleiro de jogo lúdico-pedagógico os alunos realizaram um conjunto de atividades que lhes permitiram desenvolver o projeto de turma. As atividades centraram-se numa narrativa de história/viagem que conta as aventuras do Gaspar, com recurso a jogos e atividades pedagógicas.