No Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho, a Câmara Municipal de Baião ofereceu aos cerca de 500 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho um baralho de cartas que, para além de lúdico, divulga 52 formas de ajudar o planeta.
Devido às restrições impostas pela pandemia, não foi possível realizar qualquer evento que juntasse as crianças do nosso concelho e, por essa razão, o setor de Educação da autarquia optou por oferecer uma recordação aos mais novos que, para além de os entreter, permite despertar as consciências das crianças e das famílias para o respeito pelo meio ambiente.
Estas mensagens são também uma forma de comemorar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no próximo 5 de junho.
O Dia Mundial da Criança foi estabelecido em 1950, na sequência do congresso da Federação Democrática das Mulheres, em Paris, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos da criança e para a melhoria das condições de vida.
Logo depois, a 20 de novembro de 1959, a Organização das Nações Unidas aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, no sentido de promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam.
DIA DO BRINCAR
O Dia Internacional do Brincar comemora-se a 28 de maio em cerca de 40 países e tem por finalidade alertar para a importância e o impacto que o brincar tem no desenvolvimento infantil. É na interação com o que as rodeia e através de brincadeiras que as crianças vão adquirindo competências imprescindíveis para o seu normal desenvolvimento e profícua aprendizagem.
O setor da Educação da Câmara Municipal, em articulação com os técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação dos Agrupamentos de Escolas e do Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar, no âmbito do projeto Educar para a Felicidade, assinalou este dia junto das 295 crianças do pré-escolar (rede solidária e rede pública) através da oferta de balões e frasquinhos de bolas de sabão, proporcionando momentos de alegria e de verdadeira diversão.