Câmara Municipal atribuiu 43 mil euros de apoios extraordinários a entidades sociais em 2020

Em 2020, em virtude do impacto da pandemia por COVID-19, a Câmara Municipal de Baião reforçou os apoios às Instituições Sociais do Concelho de Baião, tendo sido entregues cerca de 43 mil euros em apoios monetários extraordinários e, também, em material de proteção (máscaras, batas e luvas).

Estes apoios foram entregues às seis entidades sociais de Baião como forma de comparticipar os custos acrescidos que as mesmas enfrentaram e para diminuir a necessidade de despesa com a compra de mais materiais.

Os apoios foram atribuídos em função do número de utentes que cada instituição tem sob a sua responsabilidade.

APOIOS PARA INVESTIMENTO DAS ENTIDADES SOCIAIS

Adicionalmente aqueles apoios extraordinários, a Câmara Municipal de Baião atribuiu apoios para que instituições do concelho possam ampliar e melhorar as suas respostas sociais à comunidade.

Estes apoios são uma comparticipação que a autarquia dá para a concretização de obras importantes para o bem-estar dos baionenses e para ajudar as instituições a concretizarem os seus objetivos.

Em 2020 a Santa Casa da Misericórdia recebeu um valor de 196 mil e 800 euros no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Social para a Inovação em Geriatria e Família. Este contrato programa prende-se com a ampliação do lar de S. Bartolomeu, tendo em 2014 a Câmara Municipal de Baião assumido a responsabilidade de suportar metade do valor do investimento, tendo como contrapartida a criação de  respostas inovadoras na área da demência (Unidade de Apoio Geriátrico-UAG) e na área de apoio aos cuidadores (Unidade Apoio Cuidadores-UAC). Em 2020 foi feita uma renegociação dos valores previstos, porque a Santa Casa da Misericórdia recebeu um apoio adicional para a concretização daquele investimento, vindo de um fundo de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os 196 mil e 800 euros transferidos em 2020 pela Câmara Municipal correspondem ao pagamento da prestação correspondente a esse ano e também ao adiantamento de apoios previstos até 2023.

Também o Centro Social de Santa Cruz do Douro recebeu 47 mil euros no ano de 2020, para apoiar os custos da obra de ampliação da sua estrutura residencial para pessoas idosas (lar de terceira idade), correspondente a metade do valor que cabe à entidade assumir como contrapartida própria, sendo esta regra de apoio aplicada a todas as IPSS com candidaturas idênticas.

A autarquia baionense irá ainda apoiar candidaturas a fundos europeus da Obra do Bem-Estar Rural de Baião (requalificação da creche e do centro de dia); da ADEGRIL (requalificação do espaço de serviço de apoio domiciliário) e do CECAJUVI (requalificação do centro de dia e serviço de apoio domiciliário). 

PROGRAMA PARES

A Câmara Municipal assumiu também o apoio a três candidaturas efetuadas por entidades baionenses ao programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, da Segurança Social.

Neste contexto a ADEGRIL pretende remodelar uma antiga escola primária para criar um Centro de Dia; a Santa Casa da Misericórdia pretende criar um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência; e o Centro Social de Santa Cruz do Douro projeta a ampliação da sua estrutura residencial para idosos (lar).

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira e José Pinho Silva, destacaram a importância destes projetos numa reunião com a Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, tendo a governante sido convidada a visitar o concelho de Baião.

CABAZES ALIMENTARES

Para apoiar os cidadãos que enfrentavam maiores dificuldades sócio económicas, a Câmara Municipal de Baião despendeu também 14 mil e 400 euros em cabazes alimentares. Estes cabazes foram entregues a famílias identificadas pelo Gabinete de Apoio à Família e, também, a famílias de alunos carenciados que durante o período de fecho das escolas devido à pandemia não tinham acesso as cantinas escolares.