Foi aprovado na reunião da Câmara Municipal de Baião de 16 de julho a atribuição de um apoio extraordinário às Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho de Baião.
Os Bombeiros Voluntários de Baião e os Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere vão receber, cada uma das corporações, 20 mil euros.
Estes apoios somam-se a outros, de caráter regular e inscritos no orçamento camarário, no valor na ordem dos 45 mil euros para cada uma das corporações.
A proposta de apoios extraordinários foi aprovada por unanimidade pela Câmara (eleitos pelo PS e PSD) e refere que as verbas visam apoiar a atividade das corporações e fazer face a despesas extraordinárias resultantes da COVID-19.
De relembrar que as corporações de bombeiros tiveram um aumento de custos com a pandemia e uma redução das receitas.
O atual cenário de crise epidemiológica forçou um reforço da capacidade e meios de resposta para eficientemente combater a pandemia, assim como a adoção de medidas preventivas que levaram a um esforço financeiro superior ao passado, face à aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individual, bem como medidas de descontaminação de equipamentos e veículos utilizados por ambas as corporações.
APOIOS AO VOLUNTARIADO
De recordar que este ano foi aprovado o regulamento de benefícios sociais aos bombeiros voluntários do concelho. Este regulamento inclui 16 medidas destinadas a fomentar o voluntariado de bombeiros nestas associações humanitárias. Entre as medidas incluídas contam-se a assunção de um seguro de acidentes pessoais para os casos e nas condições previstas pela lei. Também o apoio para encaminhamento jurídico, psicológico e social em processos decorrentes da morte em funções; a isenção em 50% da taxa de recolha de lixo; a isenção total ou parcial no pagamento de taxas relativas a operações urbanísticas de construção, beneficiação e ampliação de habitação própria e permanente, até a uma área de implantação de 300 metros quadrados ou o acesso gratuito a equipamentos desportivos municipais, entre outras medidas.
APOIOS EXTRAODINÁRIOS JÁ TINHAM SIDO DADOS EM 2020
De relembrar que no ano passado cada uma das corporações de bombeiros baionenses tinha recebido 75 mil euros de apoios monetários por parte da Câmara Municipal de Baião.
Deste montante, 25 mil euros foram apoios extraordinários para enfrentar a COVID-19.
A Câmara Municipal de Baião atribuiu ainda 45 mil euros de apoios a cada instituição, valor que estava inscrito no orçamento camarário regular para apoiar o plano de atividades das corporações, nomeadamente garantindo o serviço de combate à vespa asiática e suportar o custo das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).