A Animação de Verão no concelho de Baião está de regresso e terá os primeiros concertos em Ancede e em Santa Marinha do Zêzere, com os grupos baionenses “Barro Negro” e “Andarilhos”.
Na vila de Baião terá lugar no dia 28 de agosto um concerto de música clássica proporcionado pela Orquestra “Ópera na Academia e na Cidade” (21h30 na Praça D. Manuel de Castro).
A entrada para os eventos é gratuita, mas é obrigatória a reserva, que deverá ser efetuada para o número 939 994 092, entre as 9 e as 17 horas.
Ambos os eventos obedecem às diretrizes da Direção-Geral de Saúde.
Os concertos decorrem com o apoio das Autarquias de Freguesia locais.
BARRO NEGRO EM ANCEDE
No sábado, dia 14, pelas 22h00, no Centro Cívico de Ancede, os “Barro Negro” vão interpretar um conjunto de temas da sua autoria e reinterpretar canções de tradição duriense e galaico-portuguesa, num cruzamento entre as raízes históricas e a tradição oral, baseada na herança cultural da região do Tâmega e Sousa.
Chulas e viras partilham o palco com cantigas medievais e temas originais deste projeto.
ANDARILHOS EM SANTA MARINHA DO ZÊZERE
Na sexta-feira, dia 20, também às 22h00, mas no Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere, será a vez dos “Andarilhos”, que estão prestes a completar a terceira década desde a sua criação.
Através das suas vivências e experiências e do contributo coletivo dos diferentes integrantes, criam músicas originais associadas ao Douro, aos seus ritmos, tradições e melodias.
Com atuações temáticas diversificadas, com base na etnografia e nos instrumentos tradicionais, interpretam e recriam temas que fazem parte da identidade musical portuguesa.