Baião foi fustigado com a ocorrência de 6 incêndios no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, ocasião em que o território concelhio esteve na condição de “risco máximo de incêndios”. No dia 16 de agosto verificaram-se reacendimentos em Valadares e Teixeira, em virtude do elevado risco de incêndio que se mantém.
A Câmara Municipal de Baião destaca a forte mobilização de meios ocorrida e louva a ação decisiva das corporações de bombeiros na proteção de vidas, de bens e das florestas do concelho.
Chegaram a estar em ação em Baião 4 aviões de combate a incêndios e diversos helicópteros. Um dos fogos florestais teve a mobilização de mais de 100 bombeiros e de mais de 40 viaturas de combate a incêndios.
“Uma vez mais as corporações de bombeiros do nosso concelho, mas também do distrito, e da região, mostraram a sua ação qualificada, grande coragem. Estamos muito agradecidos a estes homens e mulheres, verdadeiros “soldados da paz” e especialmente solidários com as corporações que tiveram bombeiros feridos e danos materiais”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
Foi encontrado numa das zonas florestais um engenho que pode indiciar mão criminosa num dos incêndios, estando as forças de segurança a investigar essa possibilidade.
FERIMENTOS DE BOMBEIROS
De notar que se verificou o despiste de um veículo ligeiro de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, o qual ficou severamente danificado. Três bombeiros da corporação tiveram ferimentos ligeiros nessa sequência e também um membro dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere teve ferimentos ligeiros no seguimento da inalação de fumos.
INCÊNDIOS EM VÁRIAS FREGUESIAS
Os incêndios ocorreram nas freguesias de Campelo e Ovil, Gestaçô, Grilo, Santa Marinha do Zêzere, Teixeira e Teixeiró e Valadares.
Para além de bombeiros de várias corporações, entre as quais os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, esteve presente o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro, tendo-se verificado também a deslocação ao concelho do Comandante Operacional Distrital do Porto, Albano Teixeira.
Para além da ação dos bombeiros, foram utilizadas no combate a incêndios máquinas de rastos mobilizadas pela Câmara Municipal de Baião.
No dia 16 de agosto em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), foram mobilizadas brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, para realizaram trabalhos de deteção de pontos quentes e de consolidação de rescaldo no seguimento dos incêndios verificados.