A Câmara Municipal de Baião expressa as mais sentidas condolências à família do antigo Presidente da República Jorge Fernando Branco de Sampaio.
No decurso da sua vida profissional, cívica e política, Jorge Sampaio destacou-se sempre pela defesa dos direitos humanos, liberdades e garantias, tendo também sido um promotor do desenvolvimento sustentável e um defensor do humanismo.
Exerceu o cargo de Presidente da República com uma forte atenção às necessidades de todo o país e com a preocupação de reduzir as diferenças sócio económicas entre as regiões do país e de melhorar as condições de vida dos cidadãos.
Via na educação um decisivo fator para o desenvolvimento e para o progresso individual e das comunidades.
Nas suas visitas ao concelho de Baião estas importantes causas foram assinaladas de forma indelével.
Durante uma semana dedicada à educação, em janeiro de 1998, visitou Baião, mais concretamente a aldeia de Mafómedes, na freguesia da Teixeira e apelou à valorização da escola pública e ao aumento das qualificações dos cidadãos. Ficaram na memória de todos o modo empenhado como apelou a que as gémeas Andreia e Oriana prosseguissem os seus estudos, para assim alcançarem um futuro melhor. Deu assim um exemplo para toda a comunidade e para todo o país sobre a importância da educação e das qualificações.
No mesmo ano de 1998 defendeu a coesão social e territorial quando presidiu à inauguração da Ponte da Ermida. Esta obra veio permitir a travessia do Douro, unindo os concelhos de Baião e de Resende e proporcionando melhores condições de mobilidade e de vida aos cidadãos baionenses e resendenses.
Merece evidência ainda o modo como valorizou o poder local, no exercício de presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o modo sempre empenhado como defendeu causas à escala global, nas áreas da saúde, do diálogo entre civilizações e no apoio aos refugiados: foi nomeado Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose e, mais tarde, Alto Representante para a Aliança das Civilizações.
Fundou e desenvolveu o projeto Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios, que permitiu que muitos cidadãos sírios e de outros países em contexto de guerra, pudessem beneficiar de acesso a estudos e melhores condições de vida.
Nas próximas reuniões dos órgãos Assembleia Municipal e Câmara Municipal serão apresentados votos de pesar pelo seu falecimento.





