Realizou-se no dia 1 de outubro, em Baião, a conferência de imprensa de apresentação do Grande Prémio de Baião de Motonáutica F2, prova a contar para o Campeonato do Mundo, que se realiza entre os dias 8 e 10 de outubro, na Albufeira da Pala, União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, em Baião.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, Paulo Ferreira, o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, Joaquim Gonçalves, membro do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e o Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira referiu que “esta prova não é só de Baião. É do Douro Verde, do Douro Património Mundial e da Região Norte. Promove uma das zonas mais bonitas de Portugal e projeta para o mundo o nosso território. Gostaria de realçar o papel da APDL, que está sempre presente, fazendo parte da solução. Mesmo em situações de maior dificuldade, quando se punha a hipótese de a prova não se realizar, mais uma vez a APDL disse presente. Juntos, podemos fazer mais e melhor pela nossa região”.
O autarca destacou ainda “a disponibilidade que o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, sempre demonstrou, tendo-se empenhado pessoalmente para que este evento fosse possível”, acrescentando ainda que “o sucesso dos operadores turísticos se deve muito à sua ação”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, Paulo Ferreira foi também mencionado pelo Presidente da Câmara de Baião, uma vez que “se empenhou para termos aqui esta prova, até porque só há poucas semanas é que houve a confirmação que esta se podia realizar”, acrescentando ainda que quando “existe coordenação entre as entidades, a organização dos eventos é muito mais eficaz”.
Por seu lado, Daniel Guedes, Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, congratulou-se por “a nossa terra poder voltar a receber um evento de caráter mundial, o que fará com que esta magnífica paisagem seja vista por um número muito significativo de pessoas e, consequentemente, tenho a certeza que aumentará o número de visitantes à nossa terra”.
RESPONSÁVEIS NACIONAIS APLAUDEM REALIZAÇÃO DA PROVA NA PALA
Joaquim Gonçalves, membro do Conselho de Administração da APDL, referiu que este evento “promove a afirmação internacional do Vale do Douro e toda a região” e aproveitou a ocasião para desejar felicidades ao piloto português Duarte Benavente e agradecer à Federação Portuguesa de Motonáutica e à Câmara Municipal de Baião por “criarem condições estruturais e de segurança para a realização desta prova”.
O Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins afirmou que a realização deste Grande Prémio é “uma vitória importante para Baião e para Paulo Pereira. A sua resiliência permanente e ativa é fulcral nas conquistas para o seu território e este evento é um exemplo paradigmático disso mesmo”.
Paulo Ferreira, Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica manifestou-se um apaixonado pela Albufeira da Pala, pois “mesmo antes de ser Presidente já cá vinha ver a prova, porque sempre achei que esta pista é das melhores do mundo”, aproveitando ainda para agradecer à Câmara Municipal de Baião, “nomeadamente ao Presidente e aos funcionários que têm sido incansáveis na colaboração que nos têm dado na organização deste evento que é de Baião e dos Baionenses”.
O representante federativo manifestou-se “satisfeito por todas as unidades hoteleiras estarem esgotadas, o que demonstra a projeção desta prova”, deixando ainda a promessa de que “enquanto for Presidente, a Pala será sempre uma prioridade e tudo farei para que o Grande Prémio se continue a realizar em Baião”.