O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dirigiu uma mensagem aos baionenses por altura da quadra natalícia:
—–
Caras e caros baionenses,
Mais do que nunca, nesta época natalícia, os afetos assumem particular importância.
Este é um período de tradições que atravessam as nossas vidas e que nos marcam profundamente.
Revemos familiares e amigos e convivemos com aqueles que mais gostamos.
No entanto, este ainda não será o Natal que todos gostaríamos…
Devido à COVID-19, não podemos “baixar a guarda” e deixar de ter cuidados.
É responsabilidade de todos zelar pelo bem comum, cumprindo as regras de proteção.
Devemos olhar pela nossa saúde, pela segurança da nossa família e pelo bem-estar da nossa comunidade!…
Está a chegar ao fim mais um ano muito difícil. A vacinação trouxe-nos uma luz de esperança e são merecidas palavras de gratidão:
– Para os profissionais de saúde e para todos os outros que estiveram envolvidos no processo de vacinação;
– Para todas as entidades que continuaram a dar o seu melhor na proteção e apoio à nossa comunidade;
– E, por fim, aos baionenses. Porque corresponderam ao apelo e foram tomar a vacina de forma responsável e prudente.
Foi um grande orgulho ter acompanhado este processo em que procuramos proteger os baionenses e salvar vidas.
Da parte da Câmara, continuaremos fortemente empenhados na salvaguarda da saúde e segurança dos Baionenses. Estivemos sempre disponíveis, e continuaremos a estar, para colaborar naquilo que as autoridades de saúde nos solicitarem.
E reforço aqui um apelo:
É muito importante que quem tiver possibilidade, tome a terceira dose da vacina para uma proteção reforçada.
Entretanto, Caras e caros baionenses,
Iniciamos um novo ciclo autárquico, com motivação e energia renovada para dar o melhor pela nossa terra. Com esperança e confiança!.
Gostaria de destacar alguns projetos para o nosso concelho, nos próximos tempos:
– A Requalificação da Estrada Nacional 304-3 entre Teixeira, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere.
– A eletrificação da linha do Douro.
– As obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência, como a ligação de Baião à Ponte de Ermida e de Soalhães a Mesquinhata.
Estas infraestruturas vão melhorar a segurança e contribuir para um concelho mais dinâmico e com mais oportunidades.
– Concluímos o processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, uma certificação internacional que permitirá a implementação de práticas e projectos que farão do nosso município um lugar mais agradável para viver e para visitar.
– Vamos também avançar com a Estratégia Local de Habitação. Um programa com o objetivo de proporcionar soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições menos dignas.
– Continuaremos a olhar para todo o território e estamos em permanente contacto com os presidentes de junta, para cumprir com todos os compromissos assumidos com os baionenses.
Vamos continuar a privilegiar as obras para as pessoas, pois o progresso só faz sentido se responder às necessidades reais das populações.
– Prosseguimos também com a aposta na economia através da ampliação da Zona Industrial de Campelo e com aquisição de três terrenos para a constituição da Área de Acolhimento Empresarial de Santa Marinha do Zêzere.
– Iremos proceder à internacionalização de Baião numa política estruturada de atracção de investimento, turistas e residentes.
São investimentos importantes para a fixação de empresas, para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico no concelho.
– Iremos ainda fazer uma forte aposta na dinamização cultural da nossa terra com um enfoque especial no auditório Municipal, na nova biblioteca e no Mosteiro.
– A aposta na área social, em particular o apoio aos mais fragilizados e desfavorecidos vai continuar a merecer uma atenção especial da nossa parte.
– Continuaremos a pugnar pelo alargamento da rede de água e saneamento, onde se prevê um forte investimento para os próximos anos.
Será um ciclo exigente, mas estamos convictos que serão anos de desenvolvimento e de prosperidade para o nosso território.
Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos baionenses.
Termino, com os votos de boas festas e com o desejo de que 2022 traga saúde e realização pessoal e profissional a todos os baionenses residentes ou que estão fora do concelho, seja em Portugal ou no estrangeiro.
Bom Natal e um excelente 2022!