Abatidos 429 ninhos de vespa asiática em Baião em 2021

Durante o ano de 2021 os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere procederam à destruição de 429 ninhos de vespa velutina no concelho, uma ação acompanhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião.

Foi um crescimento de 75 por cento face a 2020, ano em que tinham sido removidos 245 ninhos de vespa asiática em Baião.

Estas intervenções são efetuadas por pessoal capacitado e protegido para o efeito, com equipamentos de proteção adequados, sendo asseguradas todas as medidas de segurança necessárias para evitar colocar em risco as populações.

Recorde-se que perante a constatação de um crescente número de ninhos de vespa velutina, ou asiática como é mais conhecida, no concelho de Baião, e de forma a garantir uma resposta mais célere e eficiente ao problema, a Câmara Municipal e as duas corporações de bombeiros do concelho realizaram um acordo em que passariam a ser estas as entidades as responsáveis e com competência para a eliminação destes ninhos.

A autarquia baionense atribui anualmente 5 mil euros a cada uma das corporações de bombeiros do concelho para realizaram esta atividade de remoção de ninhos de vespa asiática.

No âmbito deste acordo, a Câmara Municipal ficou responsável por gerir as denúncias recebidas pelos cidadãos, encaminhando as mesmas às corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, “esta junção de esforços é muito positiva no combate a esta espécie, pois assim torna-se mais eficiente e mais rápida esta luta, por isso quero agradecer às duas corporações de Bombeiros do nosso concelho todo o empenho e dedicação”, referiu o responsável pelo pelouro da Proteção Civil.

A denúncia da existência de ninhos de Vespa Asiática deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

– Inserir/ georreferenciar a localização do ninho e preencher o formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt.

– Deverá ser anexada, sempre que possível, uma fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.

– As juntas de freguesia locais estão disponíveis para esclarecimentos e auxiliar os cidadãos no preenchimento dos dados na plataforma www.sosvespa.pt.

– Qualquer informação, comunicada através dos meios atrás referidos, será encaminhada para a Câmara Municipal de Baião que dará o devido seguimento ao processo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião também está disponível para esclarecer os cidadãos relativamente a eventuais dúvidas que possam surgir no seguimento deste assunto. Os munícipes poderão fazê-lo através do telefone 255 540 500 e/ou do e-mail geral@cm-baiao.pt.

– Contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

Como identificar a vespa asiática

A Vespa asiática, ou velutina, é uma vespa de grandes dimensões: as rainhas medem +/- 3cm as obreiras medem +/- 2.5cm.

A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado, por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal amarelo-alaranjado e as pontas das patas amarelas.

Constroem ninhos em forma redonda ou em pêra, com cerca de 1 metro de altura e 80cm de diâmetro, principalmente em árvores com mais de 5m de altura, entre a folhagem. A entrada e saída dos ninhos é feita por um orifício lateral, por norma voltado a Este.

A Vespa asiática (velutina) é essencialmente um predador de abelhas, mas, tal como a vespa europeia (vespa crabro), também se alimenta de uma grande variedade de outros insetos.