O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, contactou na manhã de 28 de fevereiro com o Gabinete de Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, para disponibilizar alojamentos para cidadãos refugiados da guerra na Ucrânia.
“Venho, por este meio, manifestar a V. Exª a nossa solidariedade com a Ucrânia e de nos associarmos a este povo que se encontra num difícil e complexo contexto de guerra”, referiu o autarca baionense.
De imediato estão disponíveis para as famílias ucranianas quatro instalações, devidamente equipadas, e que são propriedade da Câmara Municipal.
Trata-se de dois albergues e de dois apartamentos, de tipologia T3 e T4.
“Estamos ainda abertos à possibilidade de cedência doutras instalações mediante necessidade, ainda que venham a carecer de pequenas obras de adaptação”, acrescentou Paulo Pereira na comunicação que enviou ao Governo.
A autarquia está ainda preparada para estudar outras soluções de acolhimento e de apoio, nomeadamente a abertura de um banco de recolha de bens e alimentos, conforme as autoridades nacionais considerem conveniente.
De referir que na última sessão da Assembleia Municipal de Baião, realizada a 26 de fevereiro, os deputados municipais aprovaram por unanimidade um voto de pesar pela invasão da Ucrânia pela Rússia e observaram um minuto de silêncio pelas vítimas deste conflito.