Um total de 41 colaboradores da Câmara Municipal de Baião, ligados à área da Educação a prestar serviço no Agrupamento de Escolas Vale de Ovil, participaram, no dia 13 de abril, numa ação de formação de Suporte Básico de Vida – Desobstrução das Vias Aéreas, ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Baião.
A dar as boas-vindas aos intervenientes esteve a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, que agradeceu aos Bombeiros Voluntários de Baião pela “disponibilidade em transmitirem os seus conhecimentos aos nossos colaboradores”.
Segundo a autarca “o Município de Baião pretende capacitar os colaboradores, através destas ações, proporcionando a aquisição de saberes e competências, com particular enfoque nas questões relacionadas com os Primeiros Socorros”.
Nuno Mota, membro da direção do Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, salientou que “esta formação, transmite conhecimentos importantes para todos e que é um conhecimento para toda a vida, que em qualquer momento pode ser útil”.
Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto, explicou a importância da fase do pré-socorro, isto é, o período que decorre entre o alerta e a chegada dos meios de socorro, “cada minuto de atraso diminui a sobrevida. Porém, o início imediato das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) por quem presencia o colapso da vítima, aumenta significativamente a sobrevida da mesma”.
Esta ação de formação de Suporte Básico de Vida – Desobstrução das Vias Aéreas, foi promovida pelo Clube da Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, inserida no âmbito das medidas de auto-proteção e Projeto Educativo Concelhio, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião e a Câmara Municipal de Baião.
É objetivo da Câmara Municipal de Baião alargar esta formação para abranger os colaboradores dos outros dois Agrupamentos de Escolas do Concelho – Eiriz-Ancede e Sudeste de Baião – em formações a realizarem-se em futuras interrupções letivas.