Apresentado o Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira

Realizou-se no dia 19 de maio, no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses, uma sessão de apresentação do projeto pedagógico da Serra da Aboboreira, que tem como objetivo a sensibilização da comunidade escolar dos Municípios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses para a proteção e conservação dos recursos naturais desta serra.

Marcaram presença, Humberto Cerqueira, vogal do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, a presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) e da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, os vereadores da Educação de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, Adriano Santos, Anabela Cardoso e Clara Marques, respetivamente, Ricardo Magalhães, Secretário-geral da AMBT, João Honrado, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Miguel Correia, da Editora Ideias com História, responsável pela conceção do material pedagógico sobre a Serra da Aboboreira, bem como representantes dos Agrupamentos de Escolas dos três concelhos que constituem a Aboboreira.

GESTÃO ATIVA DO PATRIMÓNIO NATURAL DA SERRA DA ABOBOREIRA

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega encontra-se na fase final da execução da Operação “Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”, aprovada pelo NORTE 2020, no âmbito do Aviso “Domínio Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, com um investimento total aprovado de 335.706,04 €.

O objetivo é estabelecer parcerias com os Agrupamentos Escolares dos Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses para o desenvolvimento de atividades que compreenderão a sensibilização de professores e alunos, mediante a organização de visitas guiadas com os técnicos dos municípios alocados ao projeto.

Serão ainda realizadas sessões e atividades de preservação e conservação dos recursos naturais da Serra da Aboboreira nas escolas.

APRENDER SOBRE A ABOBOREIRA DE FORMA DIVERTIDA

Nesse sentido, foi produzido material pedagógico, para ser utilizado nas escolas, individual ou coletivamente, como um Guia de exploração da Serra da Aboboreira, um jogo digital interativo, um livro ilustrado que serve de enquadramento introdutório à temática, dois jogos de cartas, um jogo de tabuleiro, duas roletas da Serra da Aboboreira e duas roletas da biodiversidade. Estes materiais compõem uma “Maleta Pedagógica”, que é fornecida a cada nível de ensino de cada uma das escolas integrantes.

Foi também produzido um jogo gigante para ser utilizado em contexto de turma, assim como dois vídeos sobre a Serra da Aboboreira, um documentário e um vídeo 3D. Este material foi entregue a cada um dos representantes escolares e cada kit contém uma pen drive e cada professor pode imprimir os elementos e exemplares que quiser.

Será ainda realizada uma exposição itinerante composta por 30 painéis com imagens alusivas à Serra da Aboboreira.

O objetivo é que os alunos explorem a serra e se sintam estimulados a pesquisar mais informação, ou seja, que comecem a conhecer a serra na escola e que, naturalmente, se transformem em verdadeiros embaixadores desta. Educar, sensibilizar e formar para todos contribuírem para o bem-estar da Serra da Aboboreira e desfrutarem dela cada vez mais, numa interação harmoniosa entre o Homem e a Natureza.

A produção deste material foi elaborada pela Editora Ideias com História, num investimento de 42.742,50 €, financiado a 85% pelo NORTE 2020, sendo o restante montante suportado pela AMBT.