Promover um debate a nível nacional e internacional sobre a importância da sustentabilidade é o objetivo do Município de Baião, que no dia 25 de maio organiza a conferência “A Sustentabilidade na Diferenciação e Valorização dos Territórios”.
Baião é o primeiro município português a ser classificado como destino turístico sustentável e organiza este evento com a presença de conferencistas de áreas como a ecologia, a cultura, o turismo e o desenvolvimento local e regional.
Marcarão presença o presidente do organismo que supervisiona as classificações de turismo sustentável a nível mundial, Luigi Cabrini do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Esta é uma organização de âmbito mundial criada originalmente em 2007, com o apoio da Fundação das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Rainforest Alliance e Organização Mundial do Turismo. O GSTC funciona como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas/ selos de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor.
Marcará também presença um representante da EarthCheck, entidade certificadora e líder em “benchmarking” científico e consultoria para viagens e turismo, além de representantes de territórios nacionais e estrangeiros com o mesmo selo de sustentabilidade.
O encontro terá lugar no Auditório Municipal de Baião e é dirigido a profissionais do setor privado e a decisores públicos, sendo aberto ao público em geral.
PROGRAMA
“A Sustentabilidade na diferenciação e valorização dos territórios”
13h45 – Receção aos participantes
14h15 – Sessão de abertura
– Anabela Cardoso (Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Baião)
14h30 – Sustentabilidade, Cultura e Responsabilidade social
Oradores: António Ponte (Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis), Ivone Abreu (Membro do Conselho de Administração da Fundação Eça de Queiroz), Paulo Monteiro (Diretor da Glorybox – Gestão Integrada do Património Cultural) e Pedro Fontoura (responsável da área de sustentabilidade da EDP Comercial)
Moderador: Lino Tavares Dias (Arqueólogo)
15h10 – Mudar de paradigma: uma visão holística da sustentabilidade ambiental
Oradores: Joaquim Ribeiro (Sócio-Gerente da JASE Hotels & Resorts), João Honrado (Investigador do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), Pedro Teiga (Especialista em Reabilitação de Rios) e Daniel Frey (Auditor e CEO da empresa de consultoria em sustentabilidade Green Growth)
Moderador: Telmo Medeiros Pinto (Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa)
15h50 – Destinos Turísticos Sustentáveis: Verde é o novo destino!
Oradores: Rui Mendes (Coordenador do Projeto de Destino Turístico Sustentável de Baião – Câmara Municipal de Baião), Manoel Batista (Presidente da Câmara Municipal de Melgaço), Carolina Mendonça (Coordenadora da Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino Açores DMO), Anna-Lena Wallin (Gestora do projeto de destino sustentável de Järvsö – Suécia), Luigi Cabrini (Presidente GSTC), Pau Pitarch (Representante da Earthcheck para o Sul da Europa e América Central)
Moderador: Paula Nunes da Silva (Apresentadora do programa Planeta Verde – Porto Canal)
16h40 – Encerramento da sessão
– Paulo Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Baião)
17h00 – Café/ Networking