Mais uma edição, mais um sucesso. O Vereador dos Assuntos Económicos e da Internacionalização da Câmara Municipal de Baião, José Lima Soares, fez um “balanço muito positivo” no encerramento da 16ª edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno de Baião e evidenciou, mais uma vez, o papel dos produtores e dos restaurantes “que são quem dá a razão de ser ao festival e mais uma vez contribuíram para um evento que promove Baião pela positiva”, referiu.
A iniciativa foi um verdadeiro sucesso, não só pelo volume de negócios gerados, mas também pela grande afluência de público à sede do concelho. Três dias com casa cheia, onde foram cumpridas as mais altas expetativas.
Os visitantes, que vieram de várias partes do país, com particular incidência na região norte, continuam a reconhecer, ano após ano, que a qualidade dos produtos expostos é um dos grandes pontos fortes do certame.
Cerca de 20 stands e 2 restaurantes preencheram a tenda onde não faltaram os vinhos de Baião da casta Avesso, doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, citrinos da Pala, broa de milho cozida no local, compotas, licores, ginjinha, chocolates, amêndoas, cerveja artesanal e artesanato típico.
No primeiro dia do evento o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, enumerou os atrativos naturais, patrimoniais e gastronómicos do concelho. “Hoje, Baião dispõe de uma oferta turística qualificada e de pontos de interesse capazes de atrair públicos distintos, especialmente nas áreas do turismo gastronómico, de saúde e bem-estar e ambiental. E a nossa responsabilidade tem vindo a aumentar. A nossa certificação como Destino Turístico Sustentável e, mais recentemente, termos sido agraciados pela Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal como Destino Revelação do Ano, são bem disso exemplo. Temos, assim, que pugnar por uma melhoria contínua”, referiu.
Animação constante
Na sexta-feira, o Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião abriu as portas do certame, seguindo-se as atuações do Grupo de Concertinas e Bombos de S. Tiago de Queimada e da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere.
No sábado, a animação também encantou os visitantes com os Arribamonte a preencher o almoço para, logo de seguida, entrarem as Concertinas Foles e Cantares. Ao jantar, a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão deu o mote de entrada para o duo Leo & Leandro.
No domingo, as concertinas e as desgarradas voltaram a ser protagonistas na hora de almoço, com o Grupo Joaquim Nogueira a conquistar os visitantes. Durante a tarde o Rancho Folclórico de Baião, o Rancho Folclórico as Ceifeiras de Valadares e o Rancho Folclórico as Cesteiras de Frende, proporcionaram a todos os presentes muita dança e muita alegria. A tarde terminou com o duo baionense Pedro Mota e Andreia Vieira.