O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, recebeu uma mobilidade de 12 alunos provenientes da escola “I.E.S. Ribera del Tajo” (Ribera Del Tajo Instituto de Educación Secundaria), em Talavera de la Reina, Espanha, onde estão envolvidos no projeto “Fostering Creative Ideas In Europe” do programa ERASMUS+. Em conjunto com os alunos deste agrupamento, o grupo tem como objetivo criar uma aplicação informática que permita resolver alguns dos problemas que possam existir na comunidade.
A par deste objetivo, este intercâmbio pretende que os alunos das duas nacionalidades desenvolvam as competências de comunicação do dia-a-dia em línguas estrangeiras, bem como, as sociais e cívicas, como por exemplo, a consciência e aceitação da diversidade, o aumento de um maior sentimento de unidade com outros cidadãos da UE, o alargamento da sua visão do mundo e a aprendizagem de mais ou novas formas de trabalho escolar e a promoção do pensamento crítico, através da tomada de decisões em diversas situações. Desta forma, desenvolvem competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os participantes da mobilidade de grupo encontram-se em diferentes níveis do sistema escolar português: dois deles estão no 9º ano, último ano do ensino básico, e quatro estão no 10º ano, primeiro ano do ensino secundário. Todos eles estudaram inglês na escola pelo menos durante 5 anos, mas o nível de comunicação varia. Como tal, todos têm a ganhar com a prática de línguas estrangeiras no seu dia-a-dia.
Para além do trabalho realizado em contexto de sala de aula, e sabendo que Baião é rico em património e gastronomia local, foram realizadas uma série de visitas à região, salientando o Centro Hípico, onde o grupo de professores e alunos de Espanha e Portugal foram recebidos pelos responsáveis deste equipamento que explicaram o funcionamento deste espaço e de aspetos relacionados com os cavalos residentes. Foi, também, mencionado o conceito de Hipoterapia e os seus benefícios. Os participantes puderam ter um contacto direto com os animais, alimentando-os e assistindo ao tratamento e cuidados prestados pelos funcionários para com os mesmos. Por último, ainda houve tempo para o volteio, o que possibilitou aos alunos aprenderem a sentar-se e a ter equilíbrio em cima do cavalo.