A visita à localidade francesa de Cormeilles-en-Parisis, geminada com Baião, num processo encetado em 2018, resulta da vontade manifestada pelos utentes e vai decorrer entre os dias 3 e 5 de novembro, contando com os apoios da Câmara Municipal de Baião, do Município de Cormeilles, da Junta de Freguesia de Viariz e da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras.
A deslocação de três dias à localidade francesa vai incluir, entre outras, visitas à Feira de Belas Artes; aos parques, jardins e Palácio de Versalhes – com visita guiada por áudio e ao Forte de Cormeilles.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e Vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, considera que “esta viagem responde a um pedido feito pelos utentes, há cerca de um ano, ao qual não podíamos ficar indiferentes. Por isso, conseguimos unir esforços e a colaboração de várias entidades para o tornar possível. Alguns deles, vão viajar de avião pela primeira vez, e assim, tornar real um sonho que alimentavam há muito tempo, o que é, para nós, motivo de grande satisfação”, explicou o autarca.
A visita vai ser acompanhada por autarcas, responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante, e técnicos das instituições envolvidas.
Cormeilles-en-Parisis é uma pequena cidade francesa situada a cerca de 17 km de Paris, que, em 2018, desenvolveu com o Município de Baião um acordo de geminação. Os objetivos do acordo passam pelo estreitamento de laços entre ambas as regiões, por forma a proporcionar uma enriquecedora partilha de experiências.