O Programa “Município Amigo do Desporto” é um sistema de reconhecimento público de boas práticas na intervenção dos municípios na área do desporto e atividade física e está integrado no Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.
Galardoado pela primeira vez em 2019, o Município de Baião foi mais uma vez distinguido como “Município Amigo do Desporto”, numa cerimónia realizada no Cineteatro Messias, na Mealhada.
Este reconhecimento é reflexo do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Baião em ações de promoção e incentivo à atividade física, sendo avaliados parâmetros como a organização desportiva, eventos, programas, equipamentos, estratégias de sustentabilidade ou desporto solidário.
O galardão foi entregue por Pedro Mortágua Soares, responsável nacional pelo programa, a Susana Monteiro, Chefe de Divisão das áreas Social, Cultural e Educação, que inclui o Desporto, que recebeu este reconhecimento em nome do Município de Baião.
MUNICÍPIOS AMIGOS DO DESPORTO E AUTARQUIAS SOLIDÁRIAS
Entre “Municípios Amigos do Desporto” e “Autarquias Solidárias”, foram quase cem, as edilidades presentes.
O Galardão “Município Amigo do Desporto” é atribuído pela plataforma “Cidade Social” e resulta de um programa dirigido às autarquias que pretende aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto.
A distinção das Autarquias Solidárias reconhece as boas práticas realizadas pelas autarquias que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.
São ainda editadas publicações que apresentam as boas práticas dos Municípios, mais concretamente uma revista bimensal e um livro.
Este ano, na área do Desporto, as publicações são subordinadas ao tema “Envelhecimento Ativo e Saudável”, ao passo que na área da Ação Social, a temática escolhida foi a “Intervenção Social Autárquica”.