Seniores de Baião confraternizaram em ambiente de grande cumplicidade e alegria

A segunda parte da Festa de Natal Sénior de Baião, edição de 2022, decorreu no dia 18 de dezembro, no pavilhão multiusos, para celebrar os “valores de Natal e promover momentos de encontro, de alegria, e de partilha”.

A iniciativa preparada pelo pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, recebeu, desta vez, os cidadãos “mais experientes” das freguesias de Campelo e Ovil, Loivos do Monte, Loivos da Ribeira e Tresouras, Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, Santa Leocádia e Mesquinhata, Teixeira e Teixeiró e da Santa Casa da Misericórdia de Baião.

No início do evento atuou o Grupo Coral da Universidade Sénior de Amarante, a que se seguiram as celebrações religiosas, que contaram com a participação do Grupo Coral do Gôve e Grilo, com a manhã a terminar com o tradicional repasto.

A tarde ficou marcada pela muita animação proporcionada pelo Rancho Folclórico de Baião, o Rancho Folclórico da ACR de Santa Cruz do Douro e o Duo Pedro e Andreia.

Na sequência do convite formulado às diferentes entidades com a valência de apoio aos idosos, para realizarem a decoração do espaço, foi entregue a cada das instituições um jogo lúdico.

As instituições que colaboraram na decoração do Pavilhão Multiusos foram os Centros de Relação Comunitária de Viariz e Tresouras, os Ateliers Intergeracionais do CLDS das freguesias de Ancede , Frende, Gôve, Santa Cruz do Douro e Valadares, o Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere, a Santa Casa da Misericórdia de Baião, mais concretamente as Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) de São Bartolomeu e Santa Marinha do Zêzere, o Centro Social de Santa Cruz do Douro (ERPI e Centro de Dia), o Centro de Dia da OBER, o Centro de Dia da CECAJUVI e o Apoio Domiciliário da ADEGRIL.

DOIS DOMINGOS COM O PAVILHÃO MULTIUSOS LOTADO

No total, os cidadãos presentes passaram dos 1300, com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, a agradecer a sua presença, manifestando “grande satisfação por estarmos juntos hoje depois de dois anos de interregno”, aproveitando para referir que “com a ajuda de todos conseguimos ser resilientes e fazer face aos desafios que a pandemia nos colocou”.

O edil baionense, deixou ainda uma mensagem especialmente dirigida estes cidadãos: “podem contar connosco, como sempre contaram. Numa política de verdade e frontalidade, podem ter a certeza de que nunca vos falharemos”.

O presidente da Câmara terminou a sua intervenção referindo que é um “privilégio aqui estarmos todos juntos a conviver. O meu povo e a quem eu pertenço, num clima de paz, respeito, amizade, gratidão e alegria.

Muito obrigado a todos. Tenham um excelente Natal e um ótimo Ano Novo!”

O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, agradeceu a presença dos munícipes e manifestou-se “extremamente satisfeito por uma adesão tão grande”, acrescentando que “se pode ter muitas ideias, mas se as pessoas não participarem, os eventos não fazem sentido”.

“Este evento já se desenvolve há muitos anos e este novo mandato, marca o regresso à normalidade, depois de termos interrompido por causa da pandemia.

Bem-haja por aqui estarem e vejam este como um dia de alegria e boa disposição. Confraternizem e divirtam-se porque é para isso que aqui estamos”, concluiu.

Por seu lado, Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal, disse que “estamos felizes por depois de dois anos de muito sofrimento, estarmos aqui a viver a vida e a convivermos uns com os outros. É um gosto enorme estarmos aqui e proporcionarmos um dia como este. Espero que se divirtam e, que nem que seja só por hoje, se esqueçam de coisas menos positivas que às vezes nos acontecem, porque hoje estamos aqui para festejar a Vida!”