O Centro Hípico de Baião continua com uma dinâmica significativa, com uma série de atividades variadas e abrangentes.
Este equipamento municipal recebeu alunos de Erasmus de Espanha e da Chéquia, bem como os refugiados da invasão da Ucrânia que foram acolhidos em Baião. Estes cidadãos estrangeiros puderam assim conhecer as funcionalidades do Centro Hípico, assim como experienciaram alguns aspetos ligados à equitação.
Durante a Semana da Juventude, realizada em agosto, o Centro Hípico integrou as iniciativas do “Dia do Desporto” e os participantes puderam experienciar pela primeira vez o contacto com a equitação.
Destaque ainda para o “Dia da Hipoterapia”, que envolve todas as instituições e Agrupamentos de Escolas do concelho, que lidam com pessoas com necessidades especiais, assim como instituições de concelhos vizinhos como o Marco de Canaveses e Resende.
O Centro Hípico colaborou ainda em atividades promovidas pela Associação Empresarial de Baião.
Os alunos que frequentam aulas de equitação, deslocaram-se também à Feira do Cavalo na Golegã, onde puderam trocar experiências com outros entusiastas da equitação, nomeadamente conhecendo as maiores coudelarias nacionais e cavaleiros profissionais que competem em diversas competições nacionais e internacionais, nas mais diversas modalidades deste desporto.
DESPORTO, SAÚDE E BEM-ESTAR
O Centro Hípico de Baião está em funcionamento de terça a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h30 e ao sábado entre as 7h00 e as 17h00.
Aproveite para visitar e praticar equitação, neste equipamento que dispõe de picadeiro (coberto e descoberto) e “boxes” para 12 cavalos.
O Centro Hípico oferece uma série de atividades relacionadas com a equitação, nomeadamente:
– Aulas de equitação com iniciação em volteio e aulas de sela;
– Aluguer de box para cavalos privados, proporcionando limpeza, alimentação e liberdade em paddock;
– O Centro Hípico de Baião proporciona também a prática da Hipoterapia, a cerca de 70 cidadãos portadores de deficiência, como é o caso dos utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais das Santas Casas da Misericórdia de Baião e de Resende e alunos da Unidade de Ensino Especializado com espetro de autismo do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e os alunos de educação inclusiva do Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede, bem como a Clinica Eugénia Teixeira sediada em Baião, onde aplica terapias diversas a vários utentes.
Os interessados deverão contactar os serviços da Câmara Municipal e Baião através do número 255 541 286 ou dirigirem-se ao Centro Hípico situado na Aboboreira na estrada entre a Zona Industrial e a aldeia de Almofrela.