Conselho Municipal da Juventude reuniu nos Paços do Concelho

Realizou-se, no dia 29 de dezembro, nos Paços do Concelho, uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Juventude.

Este encontro foi presidido pelo presidente da Câmara e contou com a presença do vice-presidente, Filipe Fonseca, que tutela o pelouro da Juventude e que orientou os trabalhos de acordo com a convocatória.

A reunião iniciou-se com a tomada de posse do representante da Associação de Estudantes do Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Beatriz Manuela Pinto da Costa.

Da reunião constou, ainda, a apresentação do Plano Anual de Atividades e Orçamento Municipal para 2023, onde é de realçar um maior investimento destinado ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), que passou de 5 mil euros para 11 mil, pois como afirmou Filipe Fonseca, “queremos estimular ainda mais a participação dos nossos jovens no OPJ, abrindo também a possibilidade de recompensar projetos que tenham medidas orientadas para a sustentabilidade”.

Também a Semana da Juventude terá um incremento no orçamento, na perspetiva de aumentar a oferta de atividades e procurando integrar eventos do Festival Byonritmos nesta iniciativa.

O apoio à associação que organiza esta iniciativa manter-se-á para que o evento continue a ser uma realidade, assim como o apoio a todo o movimento associativo, de acordo com os respetivos planos de atividades, uma vez que estas coletividades proporcionam uma série de atividades direcionadas para o público mais jovem.

O Passeio de Finalistas dos alunos do ensino secundário, poderá ser uma realidade já em 2023 assim como o apoio para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa entre 1 e 6 de agosto. O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um projeto a manter, tendo referido Filipe Fonseca tratar-se de “um projeto importante que carece de maior participação e, que por isso, tudo faremos para que aumente o número de voluntários”. Ainda sobre o voluntariado, o vice-presidente realçou “o papel dos jovens que participam espontaneamente e colaboram na organização das iniciativas, nomeadamente na Semana da Juventude”.

VENCEDOR DO OPJ 2021 SERÁ INTEGRADO NO NOVO PARQUE URBANO

Neste encontro foi também apresentado o projeto para a implementação da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2021 (OPJ 2021).

A arquiteta responsável pelo projeto esteve presente e apresentou aos integrantes deste órgão e às representantes do projeto vencedor que também foram convidadas a participar nesta reunião, as características e especificidades deste novo equipamento municipal.

O projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2021 foi o “3×3 BasketArt” que consiste na criação de um campo decorado segundo padrões de arte urbana e preparado para a prática do basquetebol informal no formato de 3 contra 3.

Este equipamento fará parte do novo Parque de Lazer Urbano, que se encontra na fase final de projeto e que será implementado entre a zona do Tijelinho e a zona da rua de Entreparedes, na vila de Baião.

A aquisição recente de mais uma parcela de terreno veio permitir esta nova abordagem relativamente à implementação do projeto vencedor que ficará contíguo a outros dois equipamentos desportivos a criar, e que permitirão a prática das modalidades de Padel e Teqball, pois como referiu Paulo Pereira, “esta é a melhor localização, uma vez que permite estar disponível em permanência e enquadrado num local de fruição e prática desportiva”.

O novo Parque de Lazer Urbano irá dispor de zonas com espaços desportivos e áreas com divertimentos para crianças, mas também para pessoas de todas as idades.

Será um parque extenso, com várias zonas de convívio, caminhadas e repouso e que proporcionará momentos de bem-estar e de confraternização. Vai dispor ainda de estacionamento e de áreas de apoio.

Relativamente ao OPJ 2021, é de realçar ainda que os 6 projetos apresentados, foram todos aproveitados, sendo que 3 foram já implementados, e o vencedor será integrado no Parque Urbano como referido, estando os outros dois a aguardar disponibilidade por parte dos seus responsáveis para que possam ser concretizados.

EQUIPAMENTOS MUNCIPAIS COM DINAMISMO E VERSATILIDADE

As atividades promovidas por outros pelouros com impacto na juventude, nomeadamente o da Cultura e dos Assuntos Económicos, estão também espelhadas no Plano Anual de Atividades e Orçamento Municipal para 2023, designadamente as que se desenvolvam no Auditório Municipal, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural Baião (MACC) e na futura Biblioteca Municipal.

O Auditório Municipal e o MACC, possuem já uma dinâmica significativa que proporciona uma série de iniciativas abrangentes e para todos os públicos, com uma programação que tem tido uma grande adesão por parte dos baionenses.

Relativamente à Biblioteca Municipal, cuja inauguração ocorrerá já no dia 14 de janeiro, o intuito é que este “seja um espaço versátil e não só um espaço com livros, com atividades que imprimam uma dinâmica própria, para todos os públicos e todas as idades”, referiu Filipe Fonseca.