O Município de Baião vai atribuir prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz – numa cerimónia a realizar no dia 27 de janeiro, pelas 21h00, no Auditório Municipal, com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite.
“Uma forma de premiar o esforço e empenho dos alunos nas atividades letivas e na aquisição de conhecimentos, bem como, no caso dos prémios de cidadania, o seu comportamento enquanto cidadãos, revelador de princípios fundamentais para o bom relacionamento com a comunidade, por forma a que os seus exemplos possam ser seguidos”, referiu a vereadora da Educação, Anabela Cardoso.
Os prémios a atribuir referem-se aos três últimos anos letivos, 2019/20, 2020/21 e 2021/2022, uma vez que, por força das medidas adotadas face à pandemia, não foi possível realizar no final de cada ano letivo.
Serão atribuídos os prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos de cada ano letivo, desde o 1º ao 3º ciclo de escolaridade e ainda aos melhores alunos do ensino secundário do ensino regular e profissional.
Com a atribuição dos prémios de Mérito Escolar a Câmara Municipal de Baião pretende reconhecer a dedicação ao estudo e a promoção do saber como instrumento para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens, bem como, incentivar o reconhecimento público do mérito do trabalho escolar, assiduidade e disciplina.
Os Prémios de Cidadania serão atribuídos aos alunos que demonstraram competências sociais relevantes, tais como: solidariedade, tolerância, bom relacionamento com a comunidade escolar, espírito de iniciativa e/ou colaborativa em prol da Comunidade Educativa e da sociedade em geral.
Para além da importante distinção educativa que os prémios de Mérito Escolar e de Cidadania contemplam, a Câmara Municipal de Baião vai ainda atribuir prémios pecuniários que vão desde os 150 aos 350 euros.