Alunos do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil vão desenvolver projeto de voluntariado no Centro Hípico

Os alunos da turma C do 11.º ano, curso de Línguas e Humanidades, do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, no âmbito do “Projeto de Cidadania e Desenvolvimento”, da disciplina de Cidadania, vão desenvolver uma ação de voluntariado no Centro Hípico de Baião e no Abrigo Animal.

Nesse sentido, deslocaram-se a este equipamento municipal, de modo a aferir as eventuais necessidades, para que as ações que desenvolvam possam realmente contribuir e acrescentar e, acima de tudo, serem desenvolvidas com eficácia e em consonância com os técnicos que gerem estas valências.

A temática do voluntariado foi sujeita a um escrutínio, através de votação efetuada na turma, tendo o “Apoio Animal” sido escolhido pela maioria dos estudantes.

Esta iniciativa tem como principal objetivo colaborar com o Centro Hípico, complementando um ou outro aspeto onde possam existir necessidades pontuais, mormente no Abrigo Animal.

Para além disto, os estudantes do AE de Vale de Ovil, têm como foco o incentivo à adoção e o despertar de consciências para o bem-estar animal, de modo que possam surgir mais projetos do mesmo género.

As imagens recolhidas durante este projeto de voluntariado serão utilizadas para concorrer a um concurso de curtas-metragens, organizado pelo Projeto Cultural de Escolas.

Filipe Fonseca, vice-presidente e responsável pelo Centro Hípico, referiu que “o voluntariado transcende o simples ato solidário, pois é uma forma de exercer a cidadania e contribuir para o bem comum.

Para além de permitir a descoberta de novas realidades e o despertar de consciências, contribui para mudanças positivas na sociedade, sendo especialmente relevante para quem está em idade escolar, como é este caso.

No Município de Baião estamos sempre disponíveis para este tipo de ações, visto que estas promovem a empatia, a resiliência, a cooperação, a responsabilidade e o espírito de solidariedade – valores fundamentais que devemos privilegiar.

Além disso, a prática do voluntariado é uma questão de responsabilidade social que deve estar presente no nosso quotidiano, pois se cada um dedicar um pouco do seu tempo, a sociedade tenderá a ser mais justa”.

Este projeto pode ser acompanhado na página de Instagram https://www.instagram.com/apoioanimal.aevo11c/