Realizou-se esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Comemorativa do 49.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, numa manifestação de liberdade e pluralismo, evocativos de uma das mais relevantes conquistas da sociedade portuguesa.
Num Salão Nobre cheio, com os participantes a usarem os simbólicos cravos vermelhos, tiveram lugar as habituais intervenções evocativas da efeméride, nomeadamente do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, da porta-voz do PSD, Ana Raquel Azevedo, e do porta-voz do PS, Paulo Ferraz.
Os intervenientes destacaram as conquistas de Abril, nomeadamente no que respeita ao poder local, sublinhando a viragem histórica de Portugal e o caminho que tem vindo a seguir, assente na Democracia e Liberdade, não esquecendo também as ameaças, o “perigo da ascensão do populismo” e a necessidade de maior envolvimento da sociedade, nomeadamente dos jovens, na vida política. Numa análise ao que se passa em muitos países da Europa, a importância da estabilidade política em Portugal foi também abordada, considerando-se garantia do desenvolvimento, do progresso e da coesão nacional.
A sessão solene contou, como habitualmente, com uma guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, terminando com a interpretação, em uníssono, do Hino Nacional.
Reveja a transmissão da sessão
Discursos:
- DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE BAIÃO – Armando Fonseca
- DISCURSO DA PORTA-VOZ DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE BAIÃO – Ana Raquel Azevedo
- DISCURSO DA PORTA-VOZ DO PARTIDO SOCIALISTA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE BAIÃO – Paulo Ferraz
- DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO – Paulo Pereira