Realizou-se no dia 5 de maio, no Auditório Municipal de Baião, uma ação de sensibilização sobre segurança, denominada “Acompanharte”, destinada aos idosos do concelho, no âmbito do “Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança”, da responsabilidade da GNR, e na sequência do projeto “Acompanhar +”, desenvolvido pelo Município de Baião, em parceria com a secção de prevenção criminal e policiamento comunitário da GNR de Amarante.
No encontro que reuniu seniores pertencentes a instituições sociais de apoio aos idosos, o Vice-Presidente da Câmara de Baião e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, agradecendo às entidades envolvidas nesta ação, destacou a “oportunidade” e a importância do tema, “no alerta os nossos idosos para os perigos com que se podem deparar, ensinando-lhes como reagir e a quem recorrer, quando são abordados” apontou o autarca.
Também o comandante do Destacamento Territorial de Amarante da GNR, Luis Alves, deu conta do trabalho desenvolvido pelas autoridades, quer no acompanhamento e combate à solidão, quer na sensibilização da população mais vulnerável, elencando ações levadas a efeito pelos agentes.
A reitora da Universidade Sénior de Marco de Canaveses, Cármina Bernardes, deu conta da disponibilidade da instituição para colaborar neste género de iniciativas, frisando a utilidade das ações de sensibilização, como forma de os “ajudar a lidar com situações adversas”, referiu.
Neste sentido, foram representadas pelos alunos da Universidade, todos com excelente desempenho, duas peças de teatro da sua autoria, “O golpe do Ouro” e “O Grande Amigo”, elucidativas quer de situações de tentativa de enganar os idosos, quer da forma como os seniores devem lidar com esses casos, por forma a se protegerem. As duas peças foram muito apreciadas, provocando reações enérgicas na plateia, demonstrando que as mensagens foram apreendidas.
Precisamente “Conversas com Burlas” foi o tema da sessão de esclarecimento e debate que se realizou de seguida, com o testemunho real de casos em que houve tentativa de burlar os idosos, ficando claras, deste modo, algumas abordagens que podem ser utilizadas pelos burlões, “normalmente bem vestidos e bem-falantes”, como foi sublinhado. Esta ação foi coordenada e apresentada por dois agentes da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Amarante.
No encerramento, os seniores de Baião foram brindados com momentos musicais protagonizados pela Banda Marcial da GNR do Porto.