A Estrutura de Apoio À Vítima de Baião (EAVB) faz parte da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e está a funcionar desde o dia 17 maio de 2021.
Este serviço conta com profissionais especialmente vocacionados para o atendimento e apoio psicossocial a vítimas de violência doméstica e prestam informação sobre os seus direitos, os recursos existentes em todo o território nacional e onde pode ser obtido apoio psicológico e social, bem como informação jurídica.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva, o que significa que não é necessário que seja a vítima a apresentar a queixa pessoalmente. Pode ser denunciada por terceiros e não exige queixa das partes envolvidas.
COMO RECORRER À ESTRUTURA DE APOIO À VÍTIMA
Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, contacte a Estrutura de Apoio à Vítima de Baião (EAVB), que fica localizada na Rua Eça de Queiroz, nº 56, na Vila de Baião, através do número 255 540 555 ou do email apoio.vitima@cm-baiao.pt .
Pode também participar situações de violência doméstica diretamente à GNR, através do número de telefone 255 540 000, ou dirigindo-se ao posto, localizado na Rua Comandante Agatão Lança, na vila de Baião.
Existe também um serviço telefónico de informação gratuito, anónimo e confidencial para apoiar vítimas de violência doméstica, que funciona 24 por dia e 365 dias por ano – 800 202 148 .
Se não pode ou não quer telefonar, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060, também ela gratuita e confidencial.
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género tem ainda em funcionamento um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia@cig.gov.pt .
Não tolere qualquer tipo de violência doméstica!
Denuncie e peça ajuda! Qualquer pessoa pode ser vítima de violência doméstica.