A vitalidade do mundo rural foi evidente na II edição da Agro Douro Verde – Feira da Gastronomia de Caça, do Arroz de Aba e dos Produtos da Quinta que se realizou nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Mosteiro de Ancede, Baião. Ao longo dos três dias, a festa do mundo rural foi o local de atração de muitos apreciadores dos produtos genuínos, dos serviços, dos saberes e dos mais nobres sabores desta região. Uma realidade assente nas tradições, mas que também se reinventa, adapta e acrescenta valor ao território reforçando eixos de desenvolvimento do concelho e da região.
“A gastronomia marcou o início da nossa estratégia para contrariar uma ideia menos positiva que havia do nosso concelho. Quisemos e conseguimos afirmar Baião pela positiva. E começamos pelos eventos gastronómicos – a Feira do Fumeiro e o Festival do Anho Assado -, hoje referências regionais e nacionais. Uma aposta que temos vindo a reforçar, com eventos também ligados à gastronomia, mas com caraterísticas próprias e em pontos distintos do concelho. Este é mais um bom exemplo”, referiu o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, deixando um elogio especial ao vereador José Lima, “a quem se deve muito no que diz respeito à concretização deste e de outros eventos, que promovem a nossa economia“, assegurou.
O vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, frisou o “sinal de vitalidade do setor primário, numa envolvência muito especial, como é este Mosteiro de Ancede, âncora de desenvolvimento do nosso concelho“, deixando também um agradecimento especial aos expositores. Um reconhecimento sublinhado também por Armando Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal, que estendeu a todos os que tornaram possível a realização do certame.
Por seu lado Gabriel Carvalho, Presidente da Cooperativa Dolmen, entidade coorganizadora da Agro Douro Verde, destacou o local, a ligação do Mosteiro de Ancede à produção agrícola, em particular aos vinhos, recordando ainda programas comunitários que apoiam iniciativas do género, bem como os locais onde a Dolmen promove os produtos de Baião e da Região.
O Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, deu voz ao sucesso da Agro Douro Verde que “duplicou o número de visitantes em relação à primeira edição“, afirmando-se como um evento que, apesar de estar apenas na segunda edição, “é uma aposta ganha e um evento que se afirma, cada vez mais na região“. O autarca local elogiou também o trabalho do vereador José Lima, “primeiro responsável pelo lançamento desta feira“, frisou.
Terminou a II edição da Agro Douro Verde onde o melhor do mundo rural esteve em evidência com palestras, gastronomia, passeios de charrete e exposição de produtos e serviços ligados à produção agrícola, à caça e a outros ramos que se interligam com o setor. O sucesso da edição anuncia a continuidade do evento. No próximo ano voltaremos a dar-lhe as boas-vindas para o melhor do Mundo Rural, em Baião.