Realizou-se no passado dia 2 de junho, na Biblioteca Municipal António Mota, mais uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Juventude, a terceira vez no ano de 2023, depois de reuniões realizadas em janeiro e março, na Vila de Baião e em Viariz, respetivamente.
Este encontro contou com a presença do vice-presidente, Filipe Fonseca, que tutela o pelouro da Juventude e que orientou os trabalhos de acordo com a convocatória.
A sessão iniciou-se com a apreciação e votação da ata da reunião anterior.
De seguida, foi apreciada e discutida a proposta de programa para a edição deste ano da Semana da Juventude.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM VAI SER RELANÇADO
Nesta reunião foi ainda analisado o ponto de situação da edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem.
Foram rececionadas três candidaturas, no período compreendido entre 20 de março e 26 de abril, no entanto, os projetos não reuniram os requisitos na análise técnica para passarem à fase seguinte.
Mesmo assim, foi solicitado aos proponentes das mesmas, a reformulação dos projetos, de modo a serem elegíveis para passar à próxima etapa do programa, nomeadamente à fase de votação, para posteriormente serem passadas a projeto de execução.
Nenhum dos proponentes respondeu ao pedido e, por essa razão, as três candidaturas foram excluídas, por não reunirem condições para avançar e foi dado por terminado o programa.
Desta forma, foi decidido e aprovado pelos membros constituintes do Conselho Municipal da Juventude relançar uma nova edição do OPJ 2023, a partir de meados de setembro deste ano.
O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Juventude, começou por desejar “o maior sucesso a todos os alunos que irão realizar provas de aferição e exames nacionais”, mas apelou para que “depois de decorrida esta época de avaliação, se mobilizem e aproveitem o período de férias para pensarem em projetos diferenciadores para o bem comum”.