Os alunos da turma C do 11.º ano, curso de Línguas e Humanidades, do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, no âmbito do “Projeto de Cidadania e Desenvolvimento”, da disciplina de Cidadania, desenvolveram uma ação de voluntariado no Centro Hípico de Baião e no Abrigo Animal.
Depois da temática do voluntariado ter sido sujeita a um escrutínio, através de votação efetuada na turma, o “Apoio Animal” foi escolhido pela maioria dos estudantes.
Esta iniciativa teve como principal objetivo colaborar com o Centro Hípico, complementando uma ou outra necessidade pontual, mormente no Abrigo Animal.
Nesse sentido, os estudantes deslocaram-se ao Centro Hípico para entregarem os produtos angariados, nomeadamente coleiras, ração e comedouros e bebedouros, destinados aos cães que estão alojados no Abrigo Animal, situado no Centro Hípico.
Para além disto, os estudantes do AE de Vale de Ovil, têm como foco o incentivo à adoção e o despertar de consciências para o bem-estar animal, de modo que possam surgir mais projetos do mesmo género.
As imagens recolhidas durante este projeto de voluntariado foram utilizadas para concorrer a um concurso de curtas-metragens, organizado pelo Projeto Cultural de Escolas.
Filipe Fonseca, vice-presidente e responsável pelo Centro Hípico, congratula-se por este “excelente projeto e pela vontade demonstrada por estes jovens em contribuir para o bem comum”.
O autarca referiu ainda que “o voluntariado vai além de um simples ato de solidariedade, pois representa uma maneira de exercer a cidadania e contribuir para o benefício coletivo.
Além de possibilitar a descoberta de novas realidades e despertar consciências, tem o poder de impulsionar mudanças positivas na sociedade, especialmente para os jovens em idade escolar, como é este caso.
No Município de Baião, estamos sempre prontos para apoiar e participar nestas iniciativas, pois promovem valores essenciais como a empatia, a resiliência, a cooperação, a responsabilidade e o espírito de solidariedade.
Adicionalmente, o voluntariado é uma questão de responsabilidade social que deve fazer parte de nossa rotina diária, pois se cada indivíduo dedicar um pouco do seu tempo, a sociedade tende a ser cada vez mais justa”.
Este projeto pode ser acompanhado na página de Instagram https://www.instagram.com/apoioanimal.aevo11c/