Fundo Social de Baião apoiou mais dez famílias

O Fundo Social de Baião, resposta social que visa prestar apoio pontual e transitório a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, contemplou mais dez agregados com um valor total de 5635 euros, após aprovação na reunião de Câmara, do passado dia 14 de junho.

Estes apoios são instruídos pelo Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Baião, que realiza a análise técnica, que é validada posteriormente pela Comissão de Gestão do Fundo Social de Baião.

Têm como objetivo reduzir o impacto dos fatores que levam à exclusão, visando assim melhorar a qualidade de vida dos cidadãos economicamente mais vulneráveis.

Os apoios atribuídos desta vez, destinam-se à aquisição de óculos, de próteses dentárias e de medicação crónica, bem como à comparticipação económica ao arrendamento e para suprir situação de precaridade económica.

O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, apelou a “quem se encontrar numa situação de vulnerabilidade económica e tiver dificuldade de assumir alguns encargos, deve recorrer ao Gabinete de Apoio à Família e instruir o seu processo. Ninguém se deve sentir constrangido por o fazer, pois existem mecanismos para manter o anonimato das pessoas, da mesma forma, que os técnicos fazem um acompanhamento destes cidadãos, de modo a perceber se as dificuldades estão a ser debeladas e os encargos a serem cumpridos, para que estas famílias se possam voltar a estruturar. No fundo, é uma resposta social, que apesar de pontual e transitória, permite aos serviços apoiarem quem realmente está a precisar e acompanharem estas situações, que nos preocupam a todos”.

OUTRAS VALÊNCIAS DO GABINETE DE APOIO À FAMÍLIA

O Gabinete de Apoio à Família possui ainda outras valências como a Linha Amiga, o Via Verde Família ou o Centro de Recursos de Apoio.

Os cidadãos podem obter mais informação sobre os apoios sociais da autarquia através do Gabinete de Apoio à Família que funciona na nova extensão dos serviços municipais da Câmara Municipal de Baião, na Rua Eça de Queiroz, n.º 56, de Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O atendimento é presencial e deverá ser agendado para o número 255 540 500 ou pelo email social@cm-baiao.pt