Revolução Grisalha ou a fantástica vivência dos anos 80

Baião foi palco de três dias memoráveis num regresso aos anos 80. Uma aposta, conscientemente arrojada da Câmara Municipal que se confirmou um sucesso com garantia de continuidade. Mais de 6 mil embarcaram na viagem, vestiram a década, viveram o tempo, as músicas, as máquinas, o convívio, a dança, e o canto em coro das memórias trauteadas neste tempo de outrora. A Revolução Grisalha proporcionou troca de sorrisos animados entre os que por lá viveram e que agora lá voltaram para viver outra vez, e os que quiseram viver agora. E viveram…

Ver famílias inteiras de baionenses, gerações distintas, juntas no espaço; pessoas de toda as idades, de vários pontos do país e da vizinha Espanha, algumas confessarem estar pela primeira vez em Baião, encantadas com este concelho, com a nossa gente e com esta revolução diferente, é, para nós, o melhor indicador de mais uma iniciativa que alcançou os objetivos, ultrapassando até as nossas expetativas, tratando-se da primeira edição”,  confessou o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, ele próprio a marcar presença, juntamente com alguns dos protagonistas mais carismáticos, na animação do final das três noites num regresso às boas memórias da Metropolis – discoteca referência da época – e a animar a grande festa com os hits que o tempo eternizou.

O Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere acolheu a Revolução Grisalha, e foram muitos os que não quiseram relembrar, mas sim viver. Os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho foram especiais, num ambiente muito próprio, sempre animado, alegre e divertido. Aos palcos subiram bandas e grupos – qual máquina do tempo a transportar-nos para os anos 80. Os Nau, Alchemy Project – Tributo aos Dire Straits, José Cid, Banda Remember, Lúdica Música – Novelas em Concerto, Banda de Santa Marinha do Zêzere, Little 80’s, Academia de Dança Liliana Castro, Escola Municipal de Dança Byondance, Os Bandidos da Serra, Dança – Associação Vale do Zêzere, JJ Project, Peter P, fizeram a banda sonora do evento, sempre com Metropolis Night Dj a fechar as noites.

Além da música, o evento proporcionou outras vivências, sabores e memórias, com Gastronomia, Kids Zone, Games Zone, Escalada, Insufláveis, Jogos Tradicionais, Pinturas Faciais, assim como uma moldura alusiva para eternizar a participação.

Esta primeira edição, seguindo a linha dos eventos realizados em Baião, assumiu-se como ambientalmente responsável, adotando medidas de mitigação da pegada ecológica, tais como, o uso de copos reutilizáveis, bebedouros e locais para reabastecimento de água, mensagens de sensibilização ambiental e ecopontos distribuídos por todo o recinto.

Na noite longa de domingo, fechou o pano para esta Revolução Grisalha 2023. Ficaram momentos incríveis para guardar e a vontade inabalável de viver outra vez.

Obrigado a todos pela viagem.

O reencontro fica marcado para o próximo ano, em Baião, pois claro!