O Município de Baião entregou, no dia 5 de julho, às corporações de Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, novos equipamentos para a eliminação de ninhos de Vespa velutina.
Este novo método de intervenção é seletivo e localizado. Consiste na injeção de uma solução composta por um atrativo para vespas – com feromona de agregação, de forma a entrar no seu sistema alimentar – de inseticida e de biocida que eliminam as vespas envolvidas na atividade do ninho e, assim, garante resultados mais eficazes.
Esta intervenção, embora com resultados iguais, será feita de duas formas, consoante a situação:
– Com uma vara extensível em fibra de carbono, em que a solução é injetada no ninho através de uma agulha. O sistema é, assim, menos invasivo, sendo possível evitar o alarme no ninho aquando da intervenção;
– Ou através de um sistema de ar comprimido, quando a distância ao ninho é grande. Os projéteis são estriados e calibrados mecanicamente e o sistema é desenvolvido especificamente para esta técnica.
As grandes vantagens destes novos sistemas são permitir a eliminação de ninhos a qualquer hora do dia e com qualquer tipo de condições meteorológicas, dispensando o recurso ao uso do fogo e meios de prevenção de incêndios, durante o processo de queima, usado anteriormente e que só podia ocorrer no período noturno.
Depois de intervencionado, as corporações vão sinalizar o ninho com uma placa identificativa, no entanto, o ninho poderá permanecer no local, começando a degradar-se ao fim de um mês, sensivelmente.
Na entrega deste equipamento, o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, destacou que “este novo método de combate é amigo do ambiente, uma vez que funciona sem químicos prejudiciais aos ecossistemas e que são homologados pelas entidades oficiais.
É um processo mais simples, rápido, eficaz e seguro com impacto ambiental residual ou inexistente”.
Em 2022 foram destruídos 268 ninhos de vespa asiática no concelho de Baião.
Avistou um ninho de Vespa velutina?
Saiba como comunicá-lo à Câmara Municipal de Baião
Tendo em vista a operacionalização do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, relembramos aos munícipes a existência da plataforma – “STOPVESPA” – destinada a permitir aos cidadãos comunicar on-line a existência de ninhos da denominada vespa asiática. A plataforma está acessível em http://stopvespa.icnf.pt
De acordo com o definido no âmbito da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa Velutina, a deteção ou a suspeita de existência de ninhos ou de exemplares de Vespa Velutina deverá ser comunicada pelos cidadãos através inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível na plataforma STOPVESPA.
O preenchimento do formulário “cidadãos” dará origem a notificação, via e-mail, para os municípios a que dizem respeito, neste caso, para a Câmara Municipal de Baião que, depois, dará o devido seguimento ao assunto.
Poderá também ser solicitada a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita, para o preenchimento do formulário.
Embora caiba às Câmaras Municipais a coordenação do processo de controlo e destruição de ninhos, a comunicação pelos cidadãos, mesmo em caso de dúvida, deve ser feita pela plataforma acima referida.
Quanto maior for a eficácia da comunicação, nomeadamente o envio de fotografias e a indicação precisa do local, mais célere se torna a operacionalização para a destruição do ninho.
Recorde-se que perante a constatação de um crescente número de ninhos de Vespa velutina no Concelho de Baião, e de forma a garantir uma resposta mais célere e eficiente ao problema, a Câmara Municipal e as duas corporações de bombeiros do concelho, Baião e Santa Marinha do Zêzere, acordaram que passariam a ser estas entidades as responsáveis para a eliminação destes ninhos.
A autarquia ficou responsável por monitorizar e gerir as identificações e denúncias recebidas pelos cidadãos, através desta plataforma nacional, encaminhando as mesmas, depois de previamente validadas, às corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos.
É de referir que a eliminação de ninhos obedece a critérios de prioridade, sendo eliminados em primeiro lugar aqueles que se situem mais próximos de grupos etários específicos (idosos, crianças ou outros cidadãos mais vulneráveis), em locais residenciais, restando os que se situam em espaços agrícolas ou florestais, que serão tratadas por ordem de chegada da comunicação de avistamento.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião também está disponível para esclarecer os cidadãos relativamente a eventuais dúvidas que possam surgir no seguimento deste assunto. Os munícipes poderão fazê-lo através do telefone 255 540 500 ou do email protecao.civil@cm-baiao.pt .