No âmbito da aula de História Local, e a terminar a fase experimental, os alunos da Universidade Sénior de Baião (USB) percorreram o concelho, visitando pontos de interesse histórico, com destaque para o património religioso e natural. Uma ação que contou a participação do Presidente da Câmara, Paulo Pereira.
A viagem teve início na União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, com visitas às Igrejas de São Miguel de Tresouras e de Santa Maria Madalena, deslocando-se de seguida até ao Pelourinho da Teixeira, onde ficaram a conhecer a história do símbolo da justiça e de autonomia local.
Mafómedes foi o lugar escolhido para repor energia com sabores típicos do concelho, desfrutando da magnifica paisagem, reforçada, de seguida, pela visão que se estende a partir do Alto dos Padrões.
Alunos e professores da Universidade Sénior viveram mais um dia de convívio e partilha na descoberta da história, das tradições e do património que fazem parte da riqueza do nosso concelho, fonte de inspiração para a sua exploração e valorização.
O Vice-presidente da Câmara, responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, destacou a forma “participada e dinâmica” como decorreu esta fase da Universidade Sénior de Baião, sublinhando a oportunidade de “enriquecimento pessoal” e a “mais-valia que representa para a saúde” a envolvência dos seniores nas atividades.
Nesta fase experimental, a USB contou com 41 alunos inscritos que frequentaram as disciplinas de Pintura e Desenho, Artesanato Sustentável, Trabalhos Manuais, Vida Segura – Aprendendo com os Bombeiros, Yoga, A Vida, História Local, Saúde 65+ e Defesa Pessoal. Após as férias de verão, em setembro, a USB retomará o funcionamento para o início do ano letivo de 2023/2024.