O Município de Baião integra o projeto da Liga Boccia Sénior, promovido pela Fundação Inatel e destinado ao público sénior privilegiando o envelhecimento ativo através da prática de exercício físico, promovendo o convívio e a modalidade. O projeto iniciado em 2019 foi interrompido por força da pandemia, tendo sido retomado em 2022 com a realização de 4 provas que serviram de preparação para a edição deste ano.
O Vice-presidente da Câmara, responsável pelos pelouros dos Assuntos Sociais, Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, sublinhou a relevância do projeto, na forma como “incentiva o convívio e a prática desportiva” neste caso concreto, “a atividade física dos nossos seniores, promovendo, assim, um envelhecimento mais saudável e feliz”.
A edição de 2023 aponta para um conjunto de 8 provas da Liga Boccia Sénior INATEL, aberta exclusivamente a municípios, que podem acolher uma prova e participar em todas, cumprindo um conjunto de regras e de pressupostos estabelecidos para o efeito.
Até à data, o Município de Baião participou em duas competições, tendo a primeira decorrido a 17 de maio em Penafiel, onde competiram, duas equipas da OBER, num total de 10 atletas. Na segunda, realizada no dia 30 de junho em Castelo de Paiva, competiram duas equipas do Atelier Inter Gerações do CLDS4G REDE+, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Baião.
O próximo encontro vai realizar-se em Baião, no dia 6 de setembro, estando agendados ainda jogos para Vila Nova de Gaia, no dia 11 de outubro e para Paredes, no dia 29 de novembro.