Travessia está cortada ao trânsito automóvel, permitindo apenas a passagem de peões.
Os municípios de Baião e de Mesão Frio acordaram pela construção de uma nova ponte em Anquião, freguesia de Gestaçô, Baião, na ligação geográfica entre os dois concelhos.
A decisão resultou do acordo entre os presidentes de Câmara de Baião, Paulo Pereira, e de Mesão Frio, Paulo Silva, após Vistoria Técnica de Emergência, efetuada no dia 3 de agosto, sobre as condições da estrutura, no sentido de acautelar a segurança de pessoas e bens, na sequência de um acidente rodoviário que provocou a derrocada da grade de proteção de uma das margens da passagem sobre o rio Teixeira.
Todo o processo da empreitada de construção de nova ponte está a ser conduzido pela Câmara Municipal de Baião, sendo que os trabalhos incluirão o alargamento da plataforma e alguns ajustes na ligação da estrutura às vias de acesso.
Tratando-se de uma obra urgente, os dois municípios entenderam agilizar o processo de construção, até porque o trânsito automóvel, por questões de segurança, está interdito na travessia, sendo apenas permitida a circulação pedonal.
No que diz respeito aos custos que envolvem a empreitada, em fase de avaliação, mas que deve avançar em breve, serão repartidos, em partes iguais, pelos municípios de Baião e de Mesão Frio.