O Pelouro dos Assuntos Sociais, tem vindo a promover todos os meses iniciativas direcionadas para o público sénior, e para as quais convida os Centros de Relação Comunitária, cuja dinamização é da responsabilidade da autarquia, bem como todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
A atividade desenvolvida no mês de julho, intitulou-se “Vivências da Chula” e foi dinamizada pelo projeto “Miscelândia”.
Subiram ao palco dois integrantes do grupo “Andarilhos”, acompanhados pelo sr. João na concertina e pelo sr. Antenor no violão, que animaram a tarde dos seniores, tendo inclusivamente, alguns deles participado com diversas interpretações de fados e música popular portuguesa, demostrando assim um talento desconhecido da maior parte.
A abertura do evento ficou a cargo da escola municipal “Byondance”, que durante a tarde apresentou diferentes interpretações, marcadas por excelentes momentos de intergeracionalidade e promovendo a confraternização entre as diferentes gerações.
PRIVELIGIAR A CONVIVÊNCIA E PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO
Estiveram presentes 235 seniores, provenientes dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e Tresouras, da Universidade Sénior, da Obra do Bem Estar Rural (OBER), da Santa Casa da Misericórdia de São Bartolomeu (Baião) e de Santa Marinha do Zêzere, do Centro de Convívio e Apoio à Juventude e Idosos de Santa Leocádia (CECAJUVI), do Centro Social de Santa Cruz do Douro, do Centro Paroquial de Santa Marinha do Zêzere e dos Ateliers intergerações de Ancede, Gôve, Valadares, Santa Cruz do Douro e Frende, do CLDS 4G REDE+.
No final foi distribuído um lanche para aconchegar e mimar os seniores e todos aqueles que os acompanharam.
Neste convívio estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e o vice-presidente e responsável pelo pelouro dos assuntos Sociais, Filipe Fonseca, que referiu que “hoje é o culminar destas iniciativas que privilegiam a convivência e promovem a socialização. Tivemos o cuidado, de durante o ano, realizar uma atividade por mês e tem sido possível juntar todos estes grupos que trabalham nas diferentes freguesias, sejam eles dinamizados pela autarquia, pelo CLDS ou pelas IPSS’s”.
“Quero também deixar uma palavra de reconhecimento ao trabalho que estas instituições desenvolvem durante todo o ano e que, hoje aqui estão, mais uma vez com os seus utentes, para tornar esta tarde ainda mais alegre.
Obrigado por estarem presentes, porque se organizamos estas iniciativas, é mesmo para vocês comparecerem. É um privilégio ter a possibilidade de partilhar estes momentos com vocês”, acrescentou o autarca.
“Gostaria ainda de agradecer à escola “Byondance” e ao projeto “Miscelândia” por ajudarem a animar esta iniciativa. É extremamente gratificante promover estes convívios intergeracionais, pois estes jovens e estas crianças, proporcionam momentos, que eu sei, os mais velhos adoram. Agora vamos ter o mês de agosto, com uma pausa para todos poderem descansar. Desejo-vos umas boas férias e esperamos por vocês em setembro para retomarmos todas as atividades.”, sublinhou.
No dia 26 de julho, o Dia dos Avós, foi também celebrado através de diversas iniciativas promovidas pela autarquia.
O tradicional Passeio Sénior, realiza-se a 11 e 12 de setembro e, este ano a viagem será até Fátima. Quem quiser participar, poderá inscrever-se na junta de freguesia da sua residência.