O Pavilhão Multiusos de Baião, recebeu no passado dia 6 de setembro, mais uma etapa da Liga Boccia Sénior INATEL.
Esta competição, promovida pela Fundação Inatel, destina-se ao público sénior, privilegiando o envelhecimento ativo através da prática de exercício físico, promovendo o convívio e a modalidade.
O projeto foi iniciado em 2019, mas foi interrompido devido à pandemia, tendo sido retomado em 2022 com a realização de 4 provas que serviram de preparação para a edição deste ano.
Nesta etapa, realizada no concelho de Baião, estiveram equipas em representação de 10 concelhos – Baião, Castelo de Paiva, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Matosinhos, Paredes, Penafiel, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, num total de 181 atletas.
Baião esteve representado por quatro equipas, do Centro Social de Santa Cruz do Douro, do Atelier Inter Gerações do CLDS4G REDE+, de Frende, da Obra do Bem Estar Rural (OBER) e do Centro Convívio e Apoio à Juventude e Idosos de Santa Leocádia (CECAJUVI).
O entusiasmo e satisfação dos seniores baionenses foi notório e era unânime entre os participantes a mais-valia que este tipo de iniciativas lhes proporciona, não só a nível físico, como numa perspetiva de socialização.
A equipa vencedora foi a de Lordelo, do concelho de Paredes, que venceu na final a equipa de Penafiel.
ATIVIDADE FÍSICA PROMOVE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora da Educação, Anabela Cardoso, o Vice-Presidente, Filipe Fonseca marcaram presença na competição, bem como o Diretor do Inatel, Emanuel Mota.
Filipe Fonseca, vereador responsável pelos pelouros dos Assuntos Sociais, Associativismo e Desporto, destacou a importância deste projeto e referiu que “quando decidimos integrar esta competição, convidamos todas as instituições que trabalham com os nossos idosos (IPSS’s, Ateliers Intergeracionais e Centros Comunitários), de modo a proporcionar esta experiência a todos os utentes, pois é uma atividade que privilegia o convívio e a prática desportiva, promovendo assim, um envelhecimento mais saudável e feliz, nomeadamente através do bem-estar físico e mental que proporciona”.
“Na Câmara Municipal de Baião, sempre estivemos atentos às necessidades dos nossos seniores e é nosso dever garantir a qualidade de vida destas pessoas, oferecendo-lhes cuidados e suporte adequados, através de soluções inovadoras, como esta, que garantam o bem-estar dos nossos idosos”, acrescentou.
A edição de 2023 da Liga Boccia Sénior INATEL é composta por 8 provas, aberta exclusivamente a municípios, que podem acolher uma prova e participar em todas, cumprindo um conjunto de regras e de pressupostos estabelecidos para o efeito.
O próximo encontro realiza-se em Vila Nova de Gaia, no dia 11 de outubro.