Realizou-se, no dia 19 de setembro, no antigo estabelecimento de ensino, em Santa Cruz do Douro, Baião, a cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra de Requalificação da Antiga EB1 de Paredes de Baixo, na União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas, sendo o prazo de conclusão de 365 dias. “Esta obra é o pontapé de saída e simboliza muito do que é a nossa ação para o setor, estando já assegurado um conjunto de investimentos que vão no sentido de dar resposta às necessidades habitacionais concelhias, nomeadamente, as que estão identificadas na Estratégia Local de Habitação – ELH”, referiu o Presidente da Câmara, Paulo Pereira.
A reabilitação da antiga escola para 5 habitações sociais (2 T1 e 3 T2), obra consignada pelo valor de 400.364.18 euros (quatrocentos mil trezentos e sessenta e quatro euros e dezoito cêntimos), é financiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP – IHRU, a título não reembolsável, resultando da aprovação da candidatura efetuada pelo município, ao abrigo do “1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.
De acordo com o projeto, a fachada da antiga escola vai manter-se, todas as habitações terão pelo menos um quarto voltado para Sul, para o rio Douro, criando-se um parque automóvel e zonas ajardinadas, bem como espaços de convívio e lazer. De salientar a otimização do consumo de energia nas habitações, privilegiando o conforto e a qualidade de vida, em cumprimento com os parâmetros de eficiência energética.
APROVADA CANDIDATURA PARA A REABILITAÇÃO DA ANTIGA ESCOLA DE LOGOCÉM – GESTAÇÔ
O Vice-presidente da Câmara e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, anunciando a aprovação de mais uma candidatura ao abrigo “1.º Direito”, no caso, referente à requalificação da antiga escola de Logocém, na freguesia de Gestaçô, afirmou estar “satisfeito por ver a obra ir para o terreno”, sublinhando que “é a primeira de muitas intervenções, no âmbito da estratégia que delineamos, fruto de um trabalho de quase dois anos, seguindo o objetivo de proporcionar habitação condigna a todos os baionenses”, frisou, elencando outros investimentos que também irão, em breve, para o terreno.
O Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, assumindo a nostalgia de estar numa antiga escola, frisou que “devemos todos ficar orgulhosos da obra que aqui vai nascer, e do propósito que serve”. Um sentimento partilhado pelo Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas, António Vieira, que destacou a “melhoria da qualidade de vida das famílias que irão usufruir das novas habitações”.
MAIS DUAS CANDIDATURAS EM FASE DE APROVAÇÃO
Ainda no âmbito do “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito”, estão em fase de aprovação mais 2 candidaturas – antigas escolas de Igreja em Viariz e Prieira em Teixeira -, havendo ainda a possibilidade de apresentação de mais duas candidaturas – Mesquinhata e Santa Marinha do Zêzere. Trata-se de investimentos que, em conjunto com a reabilitação de 18 frações na vila de Baião, (cerca de 2,5 milhões de euros), atingirão um valor global que poderá ultrapassar os 4 milhões de euros.