Jovens baionenses voltaram a ser “heróis” na vigilância do património natural do concelho

Pelo sexto ano consecutivo, jovens baionenses foram “heróis” ao vigiarem com sucesso parte do património Natural do concelho de Baião. Trinta e quatro jovens participaram no projeto “Patrulha Baião” integrado no programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” promovido pelo Município de Baião em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, com o apoio das corporações de Bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere; Associação Ecosimbioses e da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA).

O programa, que terminou no passado dia 14 de setembro, foi direcionado para práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas através da sensibilização, prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

As ações do projeto consistiram na limpeza e identificação de áreas a intervencionar, na sensibilização das pessoas para uma consciencialização ambiental e responsabilidade cívica aliada à preservação e valorização do meio ambiente.

Nestas ações foram recolhidos cerca de 450 Kg de resíduos, nomeadamente, plásticos, restos de embalagens, produtos resultantes das limpezas de habitações, entre outros objetos.

O Patrulha Baião contemplou 4 turnos de 15 dias, num total de 5 horas diárias por jovem, das 14 às 19 horas, decorrendo todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Para o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Juventude e da Proteção Civil da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, esta iniciativa constitui “um importantíssimo reforço dos meios de prevenção, combate e outras medidas de proteção à nossa floresta, através de uma vigilância sempre atenta para detetar qualquer sinal de ignição e, assim, promover o combate na fase inicial do incêndio, evitando a sua propagação”, destacou.