Vai ser inaugurada, no dia 13 de outubro, pelas 22h15, a Requalificação Urbana da Vila de Baião, um investimento de 725 mil euros, dos quais 514 mil foram suportados por fundos europeus, no âmbito de candidaturas apresentadas pelo município. A inauguração vai ser assinalada com o descerramento de uma placa alusiva na rua de Camões, junto à Fonte Nova. A anteceder esta cerimónia, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, serão apresentados os projetos realizados e a realizar no âmbito da Qualificação Urbana da Vila de Baião.
Esta inauguração tem um “valor simbólico muito importante, por que é o culminar de um processo que se desenvolveu em várias fases, envolvendo um forte investimento neste núcleo urbano da sede do concelho. De salientar o esforço financeiro do município, mas sobretudo, a capacidade para captar fundos europeus, que suportaram uma grande fatia do investimento que realizamos. Hoje, temos uma vila de Baião com uma nova imagem, em linha com os padrões, quer da modernidade, quer da sustentabilidade, dotada das melhores condições para quem cá vive e para receber quem nos visita, o que nos deve orgulhar, a todos”, frisou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.
Das intervenções mais recentes, destacam-se a obra de Requalificação da Rua de Camões, artéria central da vila, empreitada lançada em 2021, cuja intervenção consistiu na renovação do piso, numa extensão de 1800 metros, entre a rotunda do Tijelinho e as imediações das Tapadas, num investimento global de 475 mil euros, dos quais 386 mil foram suportados por fundos europeus, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 (FEDER).
A empreitada incluiu a renovação de passeios e criação de lugares de estacionamento em vários pontos, bem como a instalação de contentores subterrâneos, a renovação dos sanitários e da paragem de autocarros, junto à Fonte Nova, criação de esplanadas, colocação de nova sinalética, painéis informativos e estruturas para parqueamento de bicicletas.
No âmbito deste investimento, no mesmo ano, o Jardim de São Bartolomeu foi alvo de requalificação urbanística, um investimento de 172 mil euros, dos quais 120 mil resultaram de fundos europeus, dotando um dos espaços mais nobres e emblemáticos da vila, de novos equipamentos lúdicos e de lazer para crianças e adultos, no sentido da promoção do convívio entre gerações. Neste contexto, foi criada uma pérgula (zona sombreada coberta por trepadeiras floridas) voltada para a rua de Camões e redefinidos os caminhos de acesso, bem como a criação de uma “taça de água” e a plantação de novas árvores. Foram ainda realizados trabalhos de conservação e manutenção, como a limpeza e tratamento de muros, pavimentos e gradeamentos.
Em agosto de 2023 foi concluída a obra de remodelação dos Sanitários do Jardim dr. Teixeira da Silva, envolvendo um investimento municipal de 78 mil euros, numa empreitada que consistiu na renovação profunda das instalações, com equipamento moderno, além de duas cabines para senhoras, uma cabine e um urinol para homens, uma cabine para ostomizados e outra para utentes com mobilidade condicionada. Toda a estrutura e os espaços interiores e exteriores foram renovados, conferindo maior dignidade àquele espaço público.
No âmbito do processo de Requalificação Urbana da Vila de Baião, há ainda outros projetos a concretizar, que serão apresentados na sessão a realizar no próximo dia 13 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.