Numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere (AH BVSMZ) celebrou o 35.º aniversário, no dia 21 de outubro. O anúncio para breve de candidatura para mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para cada uma das corporações do concelho e a atribuição de mais um apoio extraordinário da Câmara Municipal de Baião, foram notas em destaque por entre referências sempre elogiosas e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, depois de sublinhar o “inestimável papel desempenhado pelos Bombeiros na nossa comunidade”, afirmando-se convicto de que Baião detém “duas corporações que são referência no país”, anunciou, que será apresentada na próxima reunião de Câmara “uma proposta de apoio extraordinário no valor de 30 mil euros, para a ajuda à aquisição de viaturas”, adiantou. Recorde-se que, em 2020 e 2021, foram atribuídos apoios extraordinários de 20 mil euros em cada ano para cada uma das corporações, para fazer face às despesas adicionais relacionadas com a pandemia e com a guerra na Ucrânia.
CÂMARA VAI COMPARTICIPAR CRIAÇÃO DE MAIS 2 EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE PARA BAIÃO
O autarca anunciou ainda que “logo que abram candidaturas a novas EIP, e venham a ser aprovadas, os 50% não comparticipados serão assumidos em partes iguais entre a Autarquia e as Corporações, de acordo com um protocolo de colaboração complementar, já estabilizado”, revelou.
Paulo Pereira referiu ainda outros apoios concedidos, apresentando como exemplo um dos mais recentes, a reformulação do “Regulamento de Benefícios Sociais aos Bombeiros”, apontando o excelente relacionamento institucional entre a Câmara Municipal e as corporações do concelho, garantindo que a autarquia continuará a ser “um parceiro leal e proativo nas vossas ações e projetos” assegurou.
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, dando nota da sua satisfação por participar nas comemorações, fez o enquadramento dos níveis de Proteção Civil, destacando a base dessa proteção, as autarquias, onde se situa o primeiro patamar de responsabilidade, centrado no Presidente da Câmara como primeiro responsável. O governante sublinhou que “quanto melhor for a preparação, melhor será a resposta aos desafios que se apresentam”, destacando a importância da capacitação e qualificação.
Dando nota do aumento significativo das verbas direcionadas para a Proteção Civil, nomeadamente, a partir de 2015, José Luís Carneiro anunciou mais apoios a investimentos onde se incluirão infraestruturas e equipamentos, no âmbito do novo Quadro Comunitário.
“PROTEÇÃO CIVIL VIVE DA CONFIANÇA DOS ATORES”
O governante abordou ainda temas relacionados com o recrutamento, nomeadamente a falta de voluntários; a problemática da profissionalização dos bombeiros, entre outros assuntos referidos por responsáveis locais e nacionais do setor.
A concluir a sua intervenção, e num apelo à cooperação e envolvimento, José Luís Carneiro, referiu que a “Proteção Civil é um sistema que vive da confiança dos atores” e que “temos de nos preparar cada vez mais para os riscos de incêndios”.
Durante a sessão solene intervieram ainda o comandante, Márcio Vil; o presidente da Assembleia Geral da AH BVSMZ, Amadeu Pêgas; o presidente da Direção, José Miranda; o presidente da Federação de Bombeiros do Porto, José Morais; o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes; e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa.
As questões relacionadas com a gestão financeira das corporações – com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere a ser apresentada como um bom exemplo -, o Voluntariado e a Profissionalização, marcaram a tónica das abordagens.
O programa das comemorações incluiu ainda a atribuição de 9 medalhas aos elementos que passaram ao Quadro de Honra da Associação; 2 medalhas de serviços distintos grau ouro; 1 medalha de serviços distintos grau prata e 3 medalhas de coragem e abnegação.
O Pároco local, Filipe Azevedo, procedeu à bênção de 9 viaturas, sendo uma delas, a viatura de combate a incêndios urbanos e industriais, adquirida em parceria com a Câmara Municipal de Baião.
As celebrações terminaram após um desfile apeado e de viaturas pelo centro da vila, apreciado e aplaudido pela população que, assim, manifestou o seu reconhecimento e carinho pela corporação.
Participaram nas celebrações, diversas individualidades, entre as quais o deputado nacional, José Carlos Barbosa; o presidente da Assembleia Municipal de Baião; Armando Fonseca; vereadores da Câmara Municipal de Baião; deputados municipais; o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira; outros autarcas; o Secretário Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto; o comandante Sub-regional da Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros; o coordenador Municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro; o presidente do Conselho Fiscal da AH BV SMZ, Henrique Gaspar; outros dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere; dirigentes de outras Associações Humanitárias; Bombeiros e familiares; representantes de outras entidades e população local.