Realizou-se, no passado dia 4 de outubro, a quinta reunião da Green Team, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável.
A reunião obedeceu à seguinte ordem de trabalhos:
1) Apresentação do Relatório de Desempenho do Município no ano de 2022;
2) Apresentação dos resultados da Auditoria anual da EarthCheck;
3) Processo de implementação de recolha seletiva de biorresíduos;
4) Proposta de “Roteiro para uma Associação Mais Sustentável”;
5) Outros assuntos.
AUDITORIA NÃO REVELOU INCONFORMIDADES
O destaque da reunião vai para a apresentação do relatório da Auditoria, elaborada pela EartCheck, que revelou zero inconformidades no processo, facto destacado pelo auditor, que anualmente visita os territórios certificados, para avaliar a evolução do desempenho, segundo os critérios definidos por esta instituição, líder mundial em avaliação comparativa científica e certificação turística.
Este especialista da EarthCheck, referiu ainda que foi detetado um aumento do consumo anual de energia, sendo que este fator pode estar relacionado com a pandemia.
O Relatório de Desempenho, foi também apresentado e elencou os principais indicadores de sustentabilidade alcançados. Este documento pode ser consultado, através do link https://shre.ink/U4ye .
Durante a reunião foi também abordada, a primeira fase da implementação do processo de recolha seletiva de biorresíduos, com especial incidência no que diz respeito aos desafios enfrentados e às medidas adotadas para os superar.
Dentro desses desafios, a sensibilização da população para a adesão a esta prática sustentável, assume particular relevância.
Este encontro serviu, ainda, para a apresentação da proposta de “Roteiro para uma Associação Mais Sustentável”, que estabelece orientações para tornar as associações locais mais comprometidas com a sustentabilidade. Os membros da Green Team, discutiram esta proposta e sugeriram ajustes para a aprimorar.
Por fim, foram apresentadas sugestões de práticas mais sustentáveis, como a implementação de sacos reutilizáveis no comércio local, a possibilidade de se estabelecerem parcerias com as Juntas de Freguesia e Comissões de Festas para o uso de copos reutilizáveis e a criação de um incentivo para a utilização de copos reutilizáveis nos cafés durante as festas concelhias, através de uma “taxa verde”.
Além destas medidas, que visam a redução do consumo plástico, foi sugerida a substituição do tradicional fogo de artifício das festas populares por opções mais sustentáveis, como drones luminosos e projetos de luzes.