Apelo à colaboração da população

Condições Atmosféricas Adversas

Tendo em conta que, normalmente, no outono se verificam episódios de precipitação intensa e vento forte que podem representar uma ameaça efetiva para a população, é fundamental a antecipação, prevenção, reação e recuperação em relação a estes eventos.

Estando neste quadro, e no sentido de garantirem uma resposta eficaz e eficiente em matéria de proteção das pessoas e do seu património, em perfeita articulação todos os Agentes de Proteção Civil, apelamos também à colaboração de toda população para a sinalização e alerta precoce de ocorrências ou de situações de risco.

É determinante que cada um de nós assuma as suas responsabilidades em matéria de prevenção e mitigação da ocorrência de inundações em zonas urbanas, cheias, instabilidade de taludes ou movimentos de terras originados por infiltrações de água, arrastamento de objetos soltos, quedas de árvores, desprendimento de estruturas móveis, ou outras situações decorrentes das condições atmosféricas.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Baião, através do pelouro da Proteção Civil, apela a todos os munícipes que promovam a limpeza e desobstrução de sumidouros; valetas e outros canais de drenagem; a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas; limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras de drenagem dos telhados das habitações.

Os Serviços Municipais de Proteção Civil, os Agentes de Proteção Civil e as entidades e organizações de apoio, contam com a colaboração de todos para tornar mais célere a resposta, prevenir e mitigar os efeitos das adversidades atmosféricas.

A Proteção Civil é de Todos e Para Todos.

Colabore!