Na Reunião de Câmara do dia 25 de outubro, foram atribuídos apoios para 15 agregados familiares, no âmbito do programa Fundo Social de Baião, no valor total de 9090 euros.
Estes apoios, instruídos pelo Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Baião, são posteriormente validados pela Comissão de Gestão do Fundo Social de Baião e visam minimizar o impacto dos fatores geradores de exclusão, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos economicamente carenciados.
Os valores atribuídos destinam-se à comparticipação económica ao arrendamento, à aquisição de óculos e para fazer face a despesas com medicação para doença crónica.
Destaque ainda para a atribuição de 7 mil euros, a 10 estudantes baionenses que frequentam o Ensino Superior (700 euros cada), de modo a auxiliar a suportar as despesas inerentes à frequência académica.
Este apoio, uma novidade implementada neste mandato, vai desde os 250 até aos 700 euros, de acordo com o escalão de rendimentos do agregado familiar e, segundo o regulamento, destina-se à comparticipação nos encargos dos estudantes que apresentem dificuldades económicas e que frequentem cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Ciência em instituições de Ensino Superior.
A atribuição destes apoios prevê uma colaboração com os serviços do Município, num total de 84 horas anuais, decorrente do compromisso que os alunos universitários baionenses assumem, no quadro do regulamento estabelecido no Fundo Social de Baião.
Filipe Fonseca, Vice-Presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, referiu que “estes apoios à frequência do Ensino Superior são uma medida nova, que foi implementada neste mandato e após a atribuição dos primeiros apoios e a divulgação que foi feita, aquilo que percebemos é que este ano houve mais sinalizações.
Enquanto não sabem se e quanto vão receber da Bolsa de Estudo Estatal, este apoio é um contributo para ajudar às despesas iniciais dos alunos baionenses e, ao mesmo tempo, um incentivo pelo esforço e dedicação. Sabemos que estamos a colaborar para que os nossos jovens prossigam e completem os estudos, estando ao mesmo tempo a aliviar os encargos com que se debatem os agregados familiares com maiores dificuldades.”
O autarca acrescentou ainda que “o Gabinete de Apoio à Família possui uma série de valências, para além do Fundo Social e, apelo a que quem tenha dificuldade em fazer face aos seus encargos recorra a este serviço sem qualquer tipo de constrangimento, uma vez que existem mecanismos que resguardam a confidencialidade.”
OUTRAS VALÊNCIAS DO GABINETE DE APOIO À FAMÍLIA
O Gabinete de Apoio à Família possui ainda outras valências como a Linha Amiga, o Via Verde Família ou o Centro de Recursos de Apoio.
Os cidadãos podem obter mais informação sobre os apoios sociais da autarquia através do Gabinete de Apoio à Família que funciona na nova extensão dos serviços municipais da Câmara Municipal de Baião, na Rua Eça de Queiroz, n.º 56, de Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
O atendimento é presencial e deverá ser agendado para o número 255 540 500 ou pelo email social@cm-baiao.pt