O Balcão de Inclusão é um serviço que disponibiliza informação acerca dos direitos, benefícios e recursos disponíveis nas áreas da deficiência, incapacidade e reabilitação, presencialmente (por marcação prévia, caso haja necessidade de um intérprete), telefonicamente ou por escrito.
Este projeto, concebido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), funciona em parceria com o Município de Baião, tem como propósito garantir um atendimento de excelência às pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias.
Numa lógica de articulação e mediação, orienta e promove a sensibilização perante os diversos serviços e entidades que, no âmbito das respetivas competências, lidam com questões relacionadas com a deficiência, visando a resolução das situações apresentadas.
O Balcão de Inclusão de Baião, com o apoio do INR, procura contribuir, para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar destes cidadãos, através de uma intervenção integrada e sustentada na rede de parceiros que atuam diretamente nestas problemáticas.
Podem recorrer a este serviço, pessoas com deficiências ou incapacidade e respetivas famílias; técnicos que intervêm na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiências ou incapacidade; instituições e serviços que desenvolvam qualquer tipo de atividade nos domínios da deficiência ou reabilitação ou qualquer cidadão que necessite de informação nas áreas referidas.
PROMOVER A INCLUSÃO DE FORMA SUSTENTADA E ARTICULADA
O Balcão da Inclusão de Baião promove a inclusão social das pessoas com deficiência, incapacidade ou necessidades especiais, garantindo um atendimento personalizado, especializado e qualificado.
Presta também o apoio necessário ao estabelecimento de contactos com outros organismos da Administração Pública direcionados para esta temática e colabora com todas as Unidades Orgânicas, sempre que estejam em causa questões relacionadas com a problemática da inclusão.
Segundo Filipe Fonseca, Vice-Presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, “de forma a garantir uma efetiva coesão social, este Executivo tem vindo a desenvolver uma série de projetos como o Balcão da Inclusão, que permite aos cidadãos com deficiência ou incapacidade e as suas famílias terem um apoio mais efetivo e direto, proporcionando mediação junto das entidades da Administração Central, Regional e Local que intervém diretamente nestas temáticas, de modo a tornar Baião um município cada vez mais inclusivo para as pessoas com deficiência ou incapacidade e, desta forma, integrá-las na sociedade.”
Nos serviços de atendimento do Balcão da Inclusão pode pedir informações sobre:
Acessibilidade; Atendimento Prioritário; Atestado Médico de Incapacidade Multiusos; Benefícios Fiscais; Cultura, Desporto e Lazer; Educação; Emprego; Formação Profissional; Estacionamento; Habitação Social; Intervenção Precoce; Modelo de Apoio à Vida Independente; Não Discriminação; Parentalidade; Prestação Social para a Inclusão; Produtos de Apoio e Saúde.
O Balcão da Inclusão de Baião funciona na Extensão dos Serviços Municipais, na Rua Eça de Queiroz, n.º 56, na Vila de Baião, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Para contacto presencial deverá efetuar marcação prévia através do número 255 540 500.
Para mais informações poderá consultar os seguintes recursos:
– Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal
– Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
– Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Língua Gestual Portuguesa