Câmara de Baião promoveu ação de sensibilização sobre violência doméstica para a população sénior

Realizou-se, no dia 27 de novembro, no Auditório Municipal de Baião, mais uma ação de sensibilização, desta vez sobre violência doméstica, direcionada para a população sénior de instituições de apoio aos idosos do concelho. A iniciativa, promovida pelo pelouro dos Assuntos Sociais da autarquia, traduziu-se, entre outras ações, numa representação teatral, encenada e interpretada pela Universidade Sénior do Marco de Canaveses, sob o tema “Empoderar’te, com mensagens de sensibilização para o problema social.

Os nossos seniores, que encheram o Auditório, viveram uma experiência teatral enriquecedora, que cativou a atenção e motivou reações, com a abordagem de questões que afetam muitas pessoas na terceira idade, no âmbito da temática em causa. A iniciativa constituiu-se como um meio de consciencialização e alerta para o problema social que persiste na nossa sociedade, tendo também como propósito assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou no dia 25 de novembro, dando corpo a mais uma iniciativa prevista no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

O vice-presidente e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, acompanhou a iniciativa lembrando que vem na sequência de muitas atividades que se têm desenvolvido ao longo do ano, no cumprimento da decisão de promover, pelo menos uma ação todos os meses direcionada para os seniores. Satisfeito pela adesão, o autarca frisou que “estas ações reforçam a relação de proximidade com os baionenses, neste caso concreto com os nossos seniores, o que continuamos a privilegiar”, garantiu.

Enalteceu o trabalho desenvolvido pela GNR, pelas instituições de apoio à população sénior, assim como da Universidade Sénior de Marco de Canaveses, que “mais uma vez nos brinda com uma peça de teatro do agrado de todos e que transmite mensagens fortes de sensibilização sobre o problema social que nos preocupa a todos e que temos de continuar a combater”.

Filipe Fonseca evidenciou ainda o envolvimento da Universidade Sénior de Baião, que teve também papel ativo no evento, “mais uma das respostas que quisemos dinamizar e que se encontra em pleno funcionamento, desenvolvendo um leque vasto de atividades, o que é motivo de enorme satisfação”, referiu, apontando como uma das prioridades do executivo municipal “o apoio e a dinâmica social, em linha com a atenção que o setor tem merecido e continuará a merecer”, concluiu.